ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  04    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

"Retomada" passa esta semana pela Assembleia

Gabriela Couto e Caroline Maldonado | 30/06/2021 06:00
Presidente da Assembleia Legislativa de MS, Paulo Corrêa (PSDB) (Foto: Luciana Nassar/Alems)
Presidente da Assembleia Legislativa de MS, Paulo Corrêa (PSDB) (Foto: Luciana Nassar/Alems)

Vai logo – Os deputados estaduais aprovaram o pedido do governo do Estado para tramitar em regime de urgência os três projetos do Executivo voltados para a recuperação dos setores econômicos impactados pela pandemia.  Eles fazem parte da iniciativa denominada "Retomada".

Ligeiro - Os textos autorizando microcrédito com juro zero, além da criação dos programas MS Cultura Cidadã e Mais Crédito MS, devem ser votados nesta semana, pouco tempo após os mesmos serem apresentados ao público em geral.

Tramitação –  A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) vai até o dia 14 de julho, antes do recesso parlamentar do meio do ano. O texto é base para o envio da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2022.

Ajuda – Ex-secretária de Assistência Social na gestão do Zeca do PT, Eloisa Castro Berro esteve na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (29) para pedir apoio à indicação feita pelos deputados Pedro Kemp (PT) e Amarildo Cruz (PT) para criação do curso de Serviço Social na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Conseguiu - A indicação teve a anuência de todos os parlamentares. A expectativa é que o curso seja implantado na grade da universidade e já esteja na lista de opções para o vestibular de 2022.

Lázaro – O deputado estadual Carlos Alberto David (sem partido) apresentou moção de congratulação aos policiais de Goiás pela captura do criminoso Lázaro Barbosa de Souza, na última segunda-feira (28), que acabou na morte do procurado. David teve apoio dos colegas João Henrique Catan (PL), Lídio Lopes (Patri) e Herculano Borges (Solidariedade).

Ausente – David não participará da agenda oficial do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta quarta-feira (30), em Ponta Porã. Aliado fiel do chefe da República, David vai seguir recomendação médica para repousar após uma cirurgia no rim infeccionado.

Desavisados - O vereador Victor Rocha (PP) leu moção de pesar repetida durante a sessão de ontem (29) na Câmara Municipal de Campo Grande. O presidente Carlos Borges (PSB) percebeu e disse que homenagem para a família do médico João Chehade Ibrahim Elosta  já tinha sido enviada à família pela Casa. Mesmo assim, Victor leu novamente o texto.

Repeteco - Outro texto que caiu no rol dos repetidos foi o de Alírio Villasanti (PSL), criando aplicativo para o atendimento de saúde. A proposta recebeu parecer contrário da CCJ e, durante a discussão, o vereador André Luís (Rede) disse já existir o Conecte SUS, plataforma com funções de atendimentos, vacinas, exames e outros.

Bonde andando - Carlos Borges reagiu ontem a supostos comentários de que a Câmara atrasa a tramitação do Prodes, o programa de desenvolvimento da prefeitura de Campo Grande. Além de dizer que isso não ocorre, disse haver empresas aguardando até 10 anos a aprovação de incentivos fiscais, mas que a aprovação dos pedidos sai em até 30 dias quando chegam nas mãos dos vereadores.

Nos siga no Google Notícias