ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Robô dispara ataque a prefeito na madrugada

Anahi Zurutuza e Alines dos Santos | 15/03/2022 06:00
Mensagem disparada para "meia Campo Grande" durante a madrugada. (Foto: Reprodução)
Mensagem disparada para "meia Campo Grande" durante a madrugada. (Foto: Reprodução)

Fake news – As campanhas eleitorais ainda estão engatando a primeira marcha, mas as estruturas virtuais montadas para os disparos em massa de fake news já começaram a dar sinal de vida. Entre a noite deste domingo e a madrugada desta segunda-feira (14), número desconhecido disparou para os WhatsApps de “meia Campo Grande” vídeo atacando o atual prefeito e pré-candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul, Marquinhos Trad (PSD).

Travestida de notícia – O vídeo, divulgado por celular de DDD 67, vem acompanhado de texto dizendo que Campo Grande ganhou novo veículo de comunicação, o canal “Notícias Descomplicadas”. O conteúdo, porém, é opinativo e nada traz de informações sobre a suposta pauta: a negociação salarial entre Prefeitura e professores.

Saiu pela culatra – Empresário vai pagar R$ 3 mil por divulgar montagem nas redes sociais que fazia ligação entre o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), e o nazifacismo. A postagem foi em 26 de junho de 2020, ano em que o político foi reeleito. A transação penal foi proposta pelo Ministério Público. Para evitar a condenação, o empresário decidiu aceitar.

Pro bono – O acordo entre Marquinhos e o empresário prevê o pagamento de seis parcelas de R$ 500. O valor será revertido para instituições sociais conveniadas com a Central de Penas Alternativas. Na época, a publicação mostrava fotografia do prefeito substituindo a face de Benito Mussolini, líder do fascismo italiano, e a frase “Duce está de volta”. Saiu caro.

Parabéns - A pedido do presidente Carlos Augusto Borges, o “Carlão, a Câmara de Vereadores aprovou “Moção de Congratulações” pelos 23 anos do Campo Grande News. O vereador disse da importância do portal pela “dedicação em levar informação de qualidade e entretenimento para a população”.

Nada muda – O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirma que o projeto de lei aprovado no Congresso Nacional, que fixa alíquota única para a cobrança de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) pelos estados, não vai reduzir preços nas bombas em Mato Grosso do Sul. “Nossa pauta fiscal já está congelada desde abril do ano passado. A alíquota de ICMS não mudou e o combustível sobe todo dia. A alíquota nossa do diesel já é a menor do Brasil. Então, não muda praticamente nada.”

Empurra-empurra – Reinaldo defende que é preciso mudar a política nacional de composição de preços do diesel e gasolina, que está atrelada ao dólar. “Quando você não quer resolver o problema, empurra para os outros. A Petrobras precisa diminuir o lucro e ratear um pouco mais com o povo brasileiro. Essa política de precificação de combustível no Brasil, se não tiver mudança da Petrobras, não vai ter solução.”

Improbidade – O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) reverteu parcialmente condenação contra o ex-prefeito de Douradina, Darcy Freire, por criar 90 cargos comissionados. A decisão tomada pela 2ª Câmara Cível leva em conta “o princípio constitucional da retroatividade da lei mais benéfica, caso da Lei nº 14.230/2021” e exclui da sentença “a sanção de ‘suspensão de direitos políticos por três anos’”.

Precedente – O advogado constitucionalista, André Borges, entende que “está aberta uma forte tendência, já observada em outros tribunais brasileiros, de aplicar retroativamente a nova lei de improbidade, que corrigiu exageros da lei antiga, aguardando-se, agora, a ampliação de idêntico entendimento pelas demais Câmaras do TJMS”.

Provas - Os advogados contratados pela família de Márcia Lugo Ortiz, morta aos 57 anos, querem que a Justiça oficie banco a apresentar vídeo de saque feito em caixa eletrônico no dia do assassinato. Para os assistentes da acusação, é provável que quem apareça nas imagens seja o assassino.

Nos siga no Google Notícias