ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEXTA  02    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

Vereador que faltar para fazer campanha vai ter ponto cortado

Por Caroline Maldonado, Jheferson Gamarra e Maristela Brunetto | 02/08/2024 06:00
Sessão de retorno nesta quinta-feira, com 22 dos 29 vereadores. (Foto: Assessoria)
Sessão de retorno nesta quinta-feira, com 22 dos 29 vereadores. (Foto: Assessoria)

Retorno - Na volta do recesso, a Câmara Municipal iniciou a sessão na quinta-feira (1°) com pouquíssimos vereadores. Eles foram chegando aos poucos, mas nem todo mundo apareceu. O trabalho terminou com 22 dos 29 parlamentares.

Ponto cortado - O presidente da Casa de Leis, Carlos Augusto Borges (PSB), disse  que não vai ser "linha dura" nesses dois meses que antecedem as eleições, quando o parlamentares buscam reeleição, mas vai punir quem faltar sessão com a suspensão da remuneração referente ao expediente do dia.

Meu herói – Em sua visita ao Pantanal, vestido como brigadista, o presidente Lula não poupou elogios aos homens e mulheres que atuam no combate aos incêndios. Ao final de seu discurso, Lula fez questão de parabenizar Márcio Yule, coordenador do Prevfogo em Mato Grosso do Sul, a quem ele considerou um verdadeiro herói. “Ele é um companheiro com 30 anos de experiência como brigadista, é o maior apagador de fogo que conheço no Brasil. Já se tornou meu herói; não tem Capitão Estrela ou Rambo. Você é meu herói”, exaltou o presidente.

Estilo pantaneiro - Ainda sobre a quarta-feira, a pré-candidata do PT à prefeitura, Camila Jara, escolheu a dedo o look para receber Lula. Combinou o estilo pantaneiro do presidente, que estava de chapéu, com o seu colete que tem estampado o mapa do desmatamento em 2018 — um dos piores períodos do país.

Até no recesso - A eleição na Venezuela, que proclamou Nicolás Maduro como vencedor em meio a denúncias de fraude, gerou desgaste para o governo Lula até durante recesso do Congresso. Os senadores Tereza Cristina (PP-MS) e Ciro Nogueira (PP-PI) apresentaram requerimentos para convocar Celso Amorim, assessor internacional de Lula, e o chanceler Mauro Vieira para prestarem esclarecimentos sobre a situação na Venezuela na Comissão de Relações Exteriores.

Juiz das garantias - O juiz Ricardo da Mata Reis, da Vara do Tribunal do Júri e Execução Penal de Dourados será o titular do projeto piloto do juiz das garantias, figura prevista no chamado Pacote Anticrime, lei aprovada em 2019. Ele atuará na fase anterior à apresentação da denúncia pelo Ministério Público, antes de prisões, mandados de busca de apreensão. O juiz das garantias foi defendido como forma de assegurar que o magistrado que depois julgará os casos não se envolva com o tema quando ele ainda está sendo investigado, sem o pleno exercício do contraditório e a ampla defesa.

Dez cidades - Além de Dourados, o projeto piloto atuará em fatos referentes a outras 9 cidades da região sul. O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Sérgio Fernandes Martins, foi à cidade na quarta-feira lançar o projeto. Aproveitou para entregar equipamentos e visitar a obra de reforma do Fórum, estimada em de R$ 2,2 milhões.

Projetos - Além do projeto do orçamento para 2025, a Câmara Municipal espera que a prefeita Adriane Lopes (PP) mande até setembro, novamente, o projeto da Lei do Silêncio com regras para bares e restaurantes, texto retirado no ano passado para adequação.

Aqui não, violão! - Outra discussão que deve agitar a pauta no segundo semestre é a questão dos condomínios populares que a prefeitura prevê lançar. Várias doações de áreas de praça para construção de residências estão sendo questionadas na Justiça por moradores de diversas regiões.

Presente - Nem tudo é puxão de orelha contra políticos. As bancadas do Mato Grosso do Sul e a do Rio Grande do Norte tiveram menos ausências não justificadas na Câmara Federal, cada uma com duas faltas entre oito parlamentares. No topo do ranking está a bancada do Rio de Janeiro.

Nos siga no Google Notícias