Acostumada com quintal, arquiteta fez da varandinha seu canto preferido em casa
Reforma traz as lembranças do quintal passado para varandinha de arquiteta
Quando a hora de mudar de cidade chegou, o quintal grande da casa ficou no passado. Há nove meses em Campo Grande, a arquiteta Janaína Peserico, de 38 anos, trouxe na reforma dos fundos do imóvel, a lembrança do espaço para receber os amigos.
A casa nova hoje fica num condomínio fechado no bairro Chácara Cachoeira e diferente das outras residências, o casal resolveu quebrar todas as paredes por dentro, de forma a integrar os ambientes do térreo. E lá fora, criou uma varanda deliciosa para se passar horas.
"E eu passo muito tempo ali mesmo...", admite Janaína. Aquele espacinho, de 3,5m por 2,40m, que hoje a gente vê tomado por cores e formas geométricas, parecia ainda menor sem a churrasqueira, a mesa o painel com jardim vertical.
"Sempre fui acostumada com quintal, a casa de Dourados tinha um enorme e eu sinto uma profunda necessidade de ter esse ambiente ao ar livre", explica.
O que ela quis fazer para si mesma foi aproveitar a área para reunir a família e os amigos. "Fazer desse espaço bem funcional para receber bastante gente, apesar de ser pequeno e eu queria dar esse ar moderninho, que gosto muito", diz.
O ar moderninho veio através dos pontos de cores fortes. O projeto leva verde, preto, branco, além de brincar com as formas geométricas. Para não perder a ventilação, Janaína resolveu deixar metade do pergolado e parte da área aberta.
O primeiro item a ser feito foi levar os pontos de energia, iluminação e água para a pia e churrasqueira. Pré-moldada, a churrasqueira foi revestida com porcelanato que imita madeira, em seguida, a arquiteta colocou a cobertura metálica e o forro de cedrinho. De revestimentos, a arquiteta usou a lajotinha preta industrial e o piso, todo geométrico.
E para tampar um pilar e um antigo revestimento do espaço, a arquiteta usou painéis de madeira com jardim vertical, que além de esconder o que ela não queria que fosse visto, trouxe a natureza.
procurei usar pinus madeira barata e passei verniz pra dar uma escurecida
Em 30 dias, a varanda gourmet ficou pronta para receber até 15 convidados devidamente sentados. O gasto médio, levando em conta cobertura, iluminação, mão de obra, bons revestimentos e a mesa feita sob medida, foi de R$ 10 mil.