ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 27º

Arquitetura

Demolição de igreja da década de 70 é marco para construção de novo templo

O novo prédio, já mobiliado, custará R$ 6 milhões e terá capacidade para receber 700 pessoas

Izabela Cavalcanti e Aletheya Alves | 03/06/2023 09:58
Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas sendo demolida (Foto: Aletheya Alves)
Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas sendo demolida (Foto: Aletheya Alves)

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas foi demolida na manhã deste sábado (03) para dar espaço a uma construção neogótica, estilo de arquitetura do século XVIII. A igreja, fundada em 1979, fica localizada na Rua Minas Novas, Vila Cidade Morena.

O novo prédio, já mobiliado, custará R$ 6 milhões e terá capacidade para receber 700 pessoas. A expectativa é de que a construção termine em 2026 e os utilitários sejam arrecadados até 2028, pois a igreja depende de doação.

Segundo o engenheiro civil e coordenador da obra, Alexandre Guimarães Gimenes, o projeto começou a ser desenvolvido no ano passado, quando foi notado que na igreja já não cabia tantos católicos, que acabavam indo para outros templos. Com isso, para a construção do prédio se fez necessário a demolição. Ainda no ano passado foi retirado aos poucos, janelas e portas.

“Infelizmente devido ao tamanho e estrutura da nova igreja, não foi possível usar o mesmo prédio. Fizemos ensaios e estudos na estrutura, e ela não suportaria, feito ensaio em todos os pilares e eles não passaram na resistência mínima exigida por lei”, explicou.

Projeto de como ficará a igreja nova (Foto: Divulgação)
Projeto de como ficará a igreja nova (Foto: Divulgação)

Na visão de Alexandre esse foi o marco da nova fase. “Convidamos a comunidade para ver esse momento histórico, que é a demolição. Agora sim começamos o processo da nova fase, que é a construção do novo templo”, completou.

O pároco, Jucelândio José do Nascimento enfatizou que a comunidade sempre esteve envolvida nas ações da igreja e, com o novo projeto não foi diferente.

“A comunidade é sempre muito envolvida e tem apoiado este projeto de uma forma muito solene. Nós temos fiéis que têm contribuído com o projeto e esse momento, de hoje, é muito emocionante e importante para todos nós”, afirmou.

Enquanto a máquina fazia o trabalho para dar início a uma nova história, fiéis se juntaram em frente ao prédio e, de mãos dadas, rezaram o terço.

Fiéis rezando o terço e segurando cartazes em frente a igreja (Foto: Aletheya Alves)
Fiéis rezando o terço e segurando cartazes em frente a igreja (Foto: Aletheya Alves)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias