Do eucalipto ao alecrim, plantas dão mais elegância à mesa de Natal
Arquiteta Chiara Duarte deu dicas para você decorar a mesa com elegância e sem gastar uma fortuna
Natal é tempo de reunir e partilhar, e nada melhor que fazer isso ao redor da mesa. Para a arquiteta Chiara Duarte, a mesa guarda inúmeras memórias, como o macarrão da avó, a torta salgada da mãe e o doce da outra avó. Por isso, ela reuniu dicas para deixar a mesa na noite de Natal muito mais bonita e decorada, sem que precise gastar uma fortuna.
“Com um milhão de presentes para comprar, visita para receber, mercado para fazer, o jeito é respirar e usar de dicas simples e fáceis para deixar a mesa linda e sofisticada”, explica a arquiteta.
As sugestões agradam principalmente quem deseja esquecer as toalhas de Papai Noel e as plantas de plástico. A mesa pode ficar mais elegante com elementos menos óbvios, como um pinheiro de verdade ou folhas de eucalipto para um bom arranjo.
Aposte nas plantas
A primeira dica da arquiteta é usar um pinheiro de verdade ou um bico de papagaio, facilmente encontrado em viveiros ou até supermercados. Eles vêm em vaso de plástico, basta amarrar um laço de fita larga em volta do vaso e está pronto.
Se não há lugar para todo mundo na mesa, a sugestão é montar um aparador ou bancada com os pratos empilhados, em seguida colocar o jantar e, em um cantinho, colocar as plantas com a decoração.
Outra planta que dá um toque pra lá de especial na decoração é o eucalipto. “Você pode fazer um arranjo central na mesa com algumas velas e pinhas. Ou ainda, você pode usar o eucalipto em um vaso transparente e colocar em um cantinho ou em um aparador, colocar aquelas frutinhas vermelhas típicas de Natal, que deixam o arranjo bem temático. O eucalipto é mais comum de encontrar em floriculturas”, destaca Chiara.
O alecrim é outro grande aliado e pode virar uma guirlanda ou ser posicionado em cima do prato ou guardanapo, e pode ser só um raminho amarrado com uma fita segurando o garfo e a faca. Pode ainda, estar em vasinhos com água.
O manjericão e a hortelã podem enfeitar a mesa em garrafinhas transparentes. A dica é aproveitar até a garrafa de leite de coco ou de minissuco.
“Plantas naturais são sempre bem-vindas em qualquer ocasião. Algumas espécies que você pode usar são: astromélia, mosquitinho, margaridinha, pinóquio e estatice. Dá para pegar uma flor ou galho do jardim, da portaria, do vizinho. Um galho de costela de adão, de guaimbé, de clusia. Dá ainda pra aproveitar as primaveras que estão floridas nessa época”, sugere.
Para compor o restante da decoração vale usar toalha de mesa, jogo americano, trilho, esse trilho, inclusive, pode ser de papel kraft, pois, com o verde das plantas, fica superinteressante a combinação
“Abuse das pinhas e velas. Distribua elas pela mesa, velas de diferentes alturas formam um belo conjunto. As pinhas você pode usar também para apoiar o nome dos convidados escrito à mão em um papel. Outra coisa que deixa tudo charmosinho são os laços de fitas, podem estar nos castiçais, nas pinhas, nos talheres, nas cadeiras”, finaliza.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).