Escada "diferentona" é estímulo para gastar calorias em casa ou no trabalho
No velho armazém que virou sede de uma empresa em Portugal, quem domina todas as atenções é a escada de ferro. No estilo industrial urbano, o projeto elaborado por escritório de arquitetura local conseguiu surpreender até os donos. Eles decidiram apostar no incentivo aos hábitos mais saudáveis, deixar a equipe mais consciente, adicionando algumas informações interessantes a a escada.
Adesivos mostram quantas calorias é possível gastar ao transpor cada um dos degraus. O resultado, além de favorecer o uso da escada, é também uma relação bem humorada com o ambiente de trabalho. Solução cada vez mais presentes em ambientes corporativos interessados no bem estar e, por conseguência, na motivação e no maior rendimento dos funcionários.
No caso da escada, o exercício é poderoso, trabalha músculos, reforça o sistema respiratório e emagrece. O gasto é 4 vezes maior do que usar o elevador e entre 8 vezes mais do que ficar sentado sem fazer nada.
Para inspirar quem já se ligou nessa necessidade aqui em Campo Grande, o Lado B garimpou em sites gringos de arquitetura outros projetos que fazem da escadaria um cenário e também agregam função vai além de levar até o piso superior.
Aproveitar o espaço é o que mais se busca nesse tipo de projeto. Se a vontade é potencializar a atividade física, tem até como instalar ganchos e guardar bicicletas sob os degraus. Mas se o perfil do morador é de alguém de vida quieta, com peso maior na intelectualidade, outra sugestão bacana que a gente achou é tranformar os degraus em porta livros.