Há 20 anos, fachada em formato de fechadura gera curiosidade em rua
Casa no bairro São Francisco foi surpresa até para a proprietária, que só descobriu quando viu resultado final
Na Rua Acarapé, uma fachada parece ter saído de um mundo fantástico e até olhar duas vezes é necessário para confirmar o que é visto. Em formato de fechadura, a entrada da casa de Márcia Maria Velasquez da Silva foi surpresa até para ela e gera curiosidade no bairro São Francisco ainda hoje.
“Tem gente que passa e pede para tirar foto, as crianças falam alto ‘olha, é uma fechadura!’, todo mundo fica surpreso”, conta a moradora. Há quase 30 anos no bairro, Márcia explica que a fechadura está ali por cerca de 20 e segue sem perder o encanto.
Assim como a curiosidade nasce em que bate o olho no formato, ela narra que com ela aconteceu algo parecido. Isso porque quem construiu toda a casa foi seu marido, Francisco, e só quando o resultado estava finalizado é que ela descobriu os detalhes do lar como a fechadura que veio em um segundo momento.
Márcia detalha que Francisco trabalhou a vida toda como pedreiro e segue trabalhando ainda hoje. “Quando a gente chegou aqui, era só o terreno mesmo e praticamente não tinha casas na rua. Ele foi construindo tudo sozinho aos finais de semana, tanto que foram 7 anos de construção”.
Inicialmente, a construção não tinha muros, apenas uma cerca, mas a ideia de ter uma casa diferente já existia. “Tudo isso sai da cabeça dele, ele vai tendo as ideias e aplica. No início a casa tinha uma varanda com uma entrada de meio-círculo, era um charme. Mas a gente precisou aumentar a casa e aí ele desfez, eu adorava”, diz Márcia.
Na época, além da casa como um todo, o bairro inteiro era diferente, como relembra. “Não tinha água aqui na rua, não tinha energia, asfalto, nada. É engraçado porque hoje as pessoas acham legal quando falamos que moramos no São Francisco, mas foi muita batalha até para levantar os muros da casa.
Com a alteração da primeira fase da casa veio também os muros e, com eles, a fachada de fechadura. Contando sobre como foi quando descobriu a ideia do marido, Márcia explica que gostou logo de cara.
“Eu acho diferente, todo mundo pergunta o motivo e eu falo que é a criatividade. Alguns clientes dele e pessoas da nossa família até já pediram para ele fazer também, mas ele sempre diz que aqui é único”, conta a moradora.
Além da entrada, outro detalhe decorativo também foi pensado por Francisco e se tornou motivo de riso entre os moradores da casa. “Em cima da laje, ele fez essa decoração que faz parecer um sobrado ou algo assim. As pessoas falam ‘que legal, você mora em um sobrado’, aí eu preciso explicar”.
Mas, de acordo com Márcia, é só decoração mesmo. Pensando na estética do lar, ela diz que o marido quis deixar mais bonito e colocou a estrutura. Devido à laje, é possível que um dia o casal modifique e crie realmente a parte de cima da casa, mas por enquanto é apenas mais um detalhe.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).