ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 27º

Arquitetura

Igreja inspirada em Arca, que já foi cartão postal, muda radicalmente

Muita gente ficou curiosa sobre os motivos que levaram a igreja a mudar completamente a fachada "histórica"

Thailla Torres | 27/12/2022 07:39
Tudo mudou na fachada de uma das igrejas que virou marca em avenida da cidade. (Foto: Marcos Maluf)
Tudo mudou na fachada de uma das igrejas que virou marca em avenida da cidade. (Foto: Marcos Maluf)

O prédio da igreja evangélica que há décadas faz parte do cenário de Campo Grande, na Avenida Dr. João Rosa Pires com a Afonso Pena, mudou completamente nos últimos meses, e gerou curiosidade em quem, por muito tempo, analisou a arquitetura antiga inspirada na Arca de Noé.

Depois de quase 40 anos, a fachada original com vitrais e elementos vazados no topo deu lugar a uma característica arquitetônica mais americana, com frisos negativos, molduras, janelas de ferro, pórtico de pedra e paisagismo.

Construção da igreja na década de 80.
Construção da igreja na década de 80.

Assinado pelas arquitetas Hyanna Zanin e Annelise Giordano, a transformação depois de décadas foi uma ideia de Felipe Alencar, presidente e pastor na Igreja Evangélica Assembleia de Deus. “Como a igreja já tem muitos anos de construção, ela precisava de uma reforma, já estava com algumas janelas quebradas e a pintura muito desgastada, então juntamos a necessidade da reforma com a ideia da nova fachada”, justifica.

O ponto de partida foi o desejo de algo incomum na cidade. “Queríamos fazer algo inédito, mas manter nossa essência, partimos de uma característica arquitetônica mais americana, que fosse ao mesmo tempo atemporal, clássico e diferente para a cidade”.

A parte interna também passou por reforma com direito a aroma especial, para que os fiéis que entram no templo lembrem do cheiro da igreja e iluminação interna em formato de cruz.

Essa é a fachada que permaneceu quase 40 anos.
Essa é a fachada que permaneceu quase 40 anos.
Nova fachada com frisos negativos, pedras e paisagismos. (Foto: Marcos Maluf)
Nova fachada com frisos negativos, pedras e paisagismos. (Foto: Marcos Maluf)

Antes da execução, o projeto foi exibido somente para os pastores e diretoria, com ideia de manter surpresa para maioria dos fiéis. “Temos muitos membros, mais de 20 mil apenas aqui em MS e a reação foi incrível, temos a sensação de dever cumprido e a convicção de que amaram cada detalhe”.

Ao todo, foram 6 meses para execução da reforma interna e da fachada. A igreja foi oficialmente estabelecida em 1972 e, neste ano, completou 50 anos, por isso, a reforma marcou o "Jubileu de Ouro”. Já o prédio tem mais de 38 anos e o formato dele é inspiração de um sonho do pastor fundador Eliseu Feitosa de Alencar. “É inspirado na Arca de Noé, pois a igreja simboliza a arca dos dias de hoje”, destaca Felipe.

Cenário de incontáveis casamentos e ensaios, a igreja já foi cartão postal de Campo Grande na década de 80 e 90. “Penso que com a nova fachada e templo interno, vamos continuar a ter muitos ensaios, casamentos e talvez até voltar a ser um dos cartões postais da nossa linda Campo Grande”, finaliza o pastor.

Igreja quer voltar a ser cartão postal com estilo arquitetônico americano. (Foto: Marcos Maluf)
Igreja quer voltar a ser cartão postal com estilo arquitetônico americano. (Foto: Marcos Maluf)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias