ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 21º

Arquitetura

Revitalizada, estátua de Manoel de Barros ganha iluminação especial

A representação do poeta ganhou um novo pé esquerdo, além de reparos no óculos e cabeça

Por Gabriel de Matos | 14/03/2024 19:30
Estátua de Manoel de Barros sob a luz da nova iluminação (Foto: Juliano Almeida) 
Estátua de Manoel de Barros sob a luz da nova iluminação (Foto: Juliano Almeida)

A estátua que representa o poeta Manoel de Barros teve a revitalização entregue nesta quinta-feira (14). O escritor recebeu um novo pé esquerdo, além de reparos no óculos, cabeça e outras partes da estrutura. Câmeras e iluminação para realçar cada detalhe também foi inserida.

Durante a inauguração, vários motoristas passaram e gritaram "Manoel" para reverenciar a nova estátua. Feita toda em bronze, a estrutura do poeta recebeu um reforço no pé esquerdo. A restauração ficou a cargo do artista Ique Woitschach.

Sobre o novo pé, ele explicou que a parte externa e visível é feita em bronze, assim como todo o restante da estátua. No entanto, semelhante a um pino, o poeta tem um tubo de aço de uma polegada do pé até o joelho.

"Ele tem um reforço que vai ser difícil arrancarem agora. Já tem a dureza do material que é o bronze, mas esse aço realmente vai dificultar o vandalismo", destacou o artista.

Como artista, foi um prêmio que eu recebi porque eu pude voltar a mexer na obra que eu fiz. Eu não gostaria de ter entregue porque a gente sente falta, a gente se sente que é um filho que ficou no meio da rua e não em casa, descreveu Ique.

Ique ao lado da estátua de Manoel de Barros iluminada na Afonso Pena (Foto: Juliano Almeida)
Ique ao lado da estátua de Manoel de Barros iluminada na Afonso Pena (Foto: Juliano Almeida)

Para finalizar, ele explicou que mexeu nas rugas do poeta, no óculos, no rosto e em outros detalhes. Ique complementou que uma obra nunca está finalizada para um artista.

O secretário titular da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cidadania), Marcelo Miranda, chegou avaliando a estátua, deslizando os dedos sobre os detalhes e elogiando o trabalho de Ique.

"A gente está muito feliz com essa recuperação que demorou muito, até em função do processo para a gente garantir que o próprio Ique fizesse. Aproveitamos essa questão da recolocação do pé, mas também dá toda uma manutenção geral", disse Marcelo Miranda.

O custo total da obra foi de R$ 76.500,00 com recursos da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). O diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, também estava presente. Ele enalteceu que as pessoas que passarem pelo cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Rui Barbosa vão encontrar um Manoel iluminado.

Marcelo Miranda, Ique e Eduardo ao lado da estátua de Manoel de Barros revitalizada (Foto: Juliano Almeida)
Marcelo Miranda, Ique e Eduardo ao lado da estátua de Manoel de Barros revitalizada (Foto: Juliano Almeida)

Eu acho muito bacana essa entrega de hoje e ela também é muito simbólica, nós estamos vivendo 10 anos sem Manoel, no ano de 2024 e o que as pessoas têm que entender é que é uma obra realmente para interação, para que a pessoa sente ali, abraça o Manoel, sinta essa energia que tem com relação a esse monumento de uma pessoa tão importante para a nossa cultura, disse Eduardo Mendes.

O poeta faleceu no dia 13 de novembro de 2014 em Campo Grande. Para enaltecer a história dele em homenagem aos 10 anos, Eduardo garantiu que terá eventos ao longo de 2024. "Na verdade, nós estamos em contato, nós temos aqui o museu, Manoel de Barros, nós estamos em contato com a própria casa para que a gente possa, durante o ano, fazermos algumas atividades lembrando 10 anos sem Manoel".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias