Mostra Morar Mais por Menos será em outubro em casa na Rua da Paz
Um dos eventos mais interessantes da arquitetura nacional já tem data e local definidos em Campo Grande. A mostra “Morar Mais por Menos”, com propostas de decorações sustentáveis e baratas, será aberta no dia 2 de outubro e segue até 11 de novembro.
O imóvel escolhido para receber projetos de 70 arquitetos sul-mato-grossenses fica na Rua da Paz e tem 5.350 metros quadrados. O tamanho é menor que o da Casa Cor, por exemplo, mas terá o dobro de ambientes projetados.
A principal diferença entre as duas exposições é custo x benefício, com peças mais caras e de luxo mescladas com outras mais baratas.
A Morar Mais por Menos prega a decoração viável, com itens de valor menor, apesar de elaborada e criativa. Partindo dessa condição, os arquitetos têm de trabalhar com os conceitos: brasilidade, sustentabilidade, inclusão social, tecnologia e inovação.
A casa selecionada está desocupada e hoje não parece muito atrativa aos compradores. O desafio é justamente esse, provocar uma transformação total.
A história sobre a criação da mostra resume o sentido da Morar Mais por Menos. Uma das idealizadoras do evento pensou em instalar uma hidromassagem em casa, no Rio de Janeiro, e tomou um o susto diante dos custos. A questão “como ter um lar aconchegante e sofisticado sem gastar quantias exorbitantes?” levou á concepção da mostra em 2004.
Algumas das regras impostas aos participantes é a utilização de materiais certificados, com tecnologias que respeitam o consumo consciente, como o uso racional de água e energia.
Outra diferença é que todos os objetos apresentados nos ambientes estarão à venda de forma permanente. Todos os preços estarão expostos e o visitante poderá escolher a peça que quiser e reservar para quando acabar a mostra levar para casa. A expectativa é de público de 25 mil pessoas em 41 dias de evento
A Morar Mais por Menos é uma franquia, com edições em nove capitais: Recife, Salvador, Vitória, Curitiba, Natal, Cuiabá, Goiânia e Campo Grande, além do Distrito Federal.
Em Campo Grande, a organização é da DNZ Participações, grupo que reúne empresas de comunicação, responsáveis por grandes eventos de varejo, esporte, cultura e arquitetura.
Em Mato Grosso do Sul, a mostra tem apoio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal, além da Fiems, Sebrae, Conselho Arquitetura e Urbanismo MS e da Prefeitura de Campo Grande.
Outras informações sobre a Morar Mais por Menos Campo Grande serão repassadas pelo telefone 3029-3426.