ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 23º

Artes

A partir de fotografias, Lusnede cria amigurumis personalizados

Desde cabelo até chapéu, a artesã foca em detalhes para garantir mais autenticidade ao trabalho

Aletheya Alves | 25/02/2023 07:25
A partir de fotos, Lusnede cria os amigurumis personalizados. (Foto: Divulgação)
A partir de fotos, Lusnede cria os amigurumis personalizados. (Foto: Divulgação)

Feitos à mão com linhas de crochê ou tricô, os amigurumis de Lusnede Ogawa se tornam ainda mais especiais ao serem personalizados de acordo com os desejos dos clientes. Usando fotografias, a artesã personaliza os bonecos com direito a inclusão até de acessórios.

Com o objetivo da arte realmente se parecer com a pessoa desejada, ela explica que conversa com os clientes para incluir detalhes como cor de pele, roupas, óculos, cachecóis e tiaras. Na prática, a partir da foto enviada, ela observa os pontos principais e reproduz nos bonecos.

Trabalhando com artesanato desde 2012, a artesã conta que é apaixonada pela área e há algum tempo estava tentando produzir bonecos únicos. O problema é que por se tratar de algo muito específico, o tempo de produção se prolongou demais.

“Eu sempre tive essa vontade, mas acabou não sendo viável porque iria conseguir fazer dois bonecos por mês. Então decidi fazer um curso em que aprendi como melhorar o ritmo e deu bastante certo”, explica.

Acessórios como chapéu e óculos fazem a diferença. (Foto: Divulgação)
Acessórios como chapéu e óculos fazem a diferença. (Foto: Divulgação)

No processo de criação, a artesã conversa com o cliente para escolher desde as cores das linhas até ir avaliando as etapas de produção. “Vou mandando fotos para o cliente ver se está ficando do jeito que imaginava. Nós vamos entrando em acordo porque quem me dá as informações é realmente o cliente”.

Normalmente, a maior parte dos pedidos são de pais e mães, como ela diz. “Eles gostam de recordar, dão de presente e são eles que têm as fotos. Mas também já recebi um pedido de uma tia que acabou se tornando bem maior”, conta.

Em conversa com os pais, Lusnede também adapta as cores escolhidas. (Foto: Divulgação)
Em conversa com os pais, Lusnede também adapta as cores escolhidas. (Foto: Divulgação)

Inicialmente, Lusnede produziu um boneco da criança, mas logo que a mãe viu o presente ficou encantada. “Ela ficou doida, aí já pediu para fazer da família inteira mesmo. Acaba se tornando uma coleção, fica bem bonito”.

Além de reproduzir crianças, a artesã também cria personagens de profissões e detalha que continua aberta para novos pedidos. Trabalhando com preços fixos, ela diz que o amigurumi de criança costuma custar R$ 180, enquanto o de adolescentes e adultos sobe para R$ 200.

Outro ponto citado por ela é que os amigurumis também podem servir como meio de socialização. “Às vezes, a crianças não gostam do cabelo, de usar óculos ou de alguma característica, então colocando no amigurumi você pode trabalhar isso de um jeito diferente. Isso também se encaixa para crianças com algum tipo de deficiência, enfim, as finalidades são várias”.

Trabalhosa, a técnica requer atenção e paciência, então conforme os detalhes aumentam, a dificuldade também cresce. Até por isso, Lusnede delimita alguns pontos de reprodução para que seja possível construir um bom resultado.

Para conhecer mais sobre os trabalhos da artesã e solicitar orçamentos, o perfil no Instagram é @luogawa.amigurumi.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias