ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 16º

Artes

Além dela, viagem de 40 horas até Corumbá é o que fica de Glória Maria

Reportagem sobre Trem do Pantanal também se destacou entre vídeos compartilhados na semana

Thailla Torres | 05/02/2023 08:38


Nesta semana, um dos diversos vídeos compartilhados que mostram reportagens da jornalista Glória Maria se destaca e exibe parte da história de Mato Grosso do Sul como poucos. Na década de 80, viagem de trem com mais de 40 horas até Corumbá foi uma das reportagens especiais feitas pela profissional, ícone do jornalismo, que morreu no dia 2 de fevereiro, vítima de câncer.

Na época da viagem, Glória percorreu 49 horas de viagem até Corumbá. Só de Bauru (SP) até Corumbá foram mais de 30 horas de passeio registrados com imagens de natureza vista da janela.

Em sua reportagem ela fala das mudanças ao longo da viagem, como o cenário mais urbano de São Paulo para paisagem bucólica e a natureza ao longo do caminho, destaca também as pessoas que ainda usam chapéu.

“A viagem é longa e as pessoas se preparam tanto para enfrentar os 1300 quilômetros de estrada, que os vagões parecem até uma casa, de janela sempre aberta e muito movimentada.

Esse trem que já foi conhecido como trem da morte, por conta dos assaltos, contrabandos e tráfico de drogas, agora é muito tranquilo. A viagem cansa, mas não chega a meter medo”.

À medida que o trem vai se aproximando do Pantanal aumenta o entra e sai de passageiros nas estações. Alguns aproveitam para vender de tudo, mas o que o povo gosta mesmo é da aventura.

O amanhecer do Pantanal é um dia que vai surgindo de mansinho, a viagem de trem balançava muito e o calor era insuportável, mas as pessoas pareciam bem acostumadas.

Entre os personagens entrevistados, um grupo de São Paulo alugou um vagão inteirinho para ir pescar para o Pantanal.

Despedida 

Jornalista que viajou por mais de 100 países, Glória Maria morreu após enfrentar tratamento de câncer do pulmão.

Devido ao tratamento, a jornalista havia se afastado do trabalho no Globo Repórter em dezembro. Até então, dividia a apresentação com Sandra Annenberg, mas há alguns meses não aparecia no programa.

Em nota, na época, a Rede Globo esclareceu: "Glória Maria está afastada do 'Globo Repórter' dando prosseguimento a uma nova etapa de seu tratamento, prevista já há alguns meses. Ela está bem, em casa, com previsão de retorno apenas no ano que vem”. Ela deixa duas filhas adolescentes, Maria de 15 e Laura de 14 anos.

Nos siga no Google Notícias