Após 20 anos, prefeita assina ordem de serviço para reforma do Teatro do Paço
Expectativa é de que obra esteja finalizada até dezembro de 2023
A prefeita Adriane Lopes (Patriota) assinou, na tarde desta segunda-feira (27), a ordem de serviço para reforma do Teatro Municipal José Octávio Guizzo, mais conhecido como Teatro do Paço, que será feita pela empresa Tascon Engenharia Ltda, no valor de R$ 936.041,56. O local era conhecido como um dos mais tradicionais espaços públicos de cultura e não recebia reformas há 20 anos. Expectativa é de que o teatro esteja pronto até dezembro deste ano.
A revitalização prevê a troca de poltronas, forro, ampliação do palco, rampa de acesso e adaptação dos banheiros para acessibilidade, instalação de ar-condicionado, além de resgatar o mezanino, que voltará a ser um espaço das artes plásticas, fotografia e lançamentos literários.
Adriane pontuou que a Capital está colhendo bons frutos no setor cultural e que a obra estava entre as prioridades da gestão. “40 anos sem reforma e ficou 20 anos fechado. Busquei trabalhar no que era prioridade e essa obra era uma delas. Não vou descansar enquanto não estiver pronto”. Ela brincou que também entende de construção civil e estará na obra para opinar e agilizar os processos.
Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da saúde, também esteve presente na cerimônia. Ele relembrou a época em que vivia próximo ao teatro. “Era apenas um buraco, minha mãe não me deixava ir muito porque chovia muito e fazia mal pra saúde. Fiquei muito feliz em poder contribuir com a reforma e estamos entregando arte para crianças, isso vai contribuir com o futuro delas”. finalizou.
Em 2008, enquanto deputado federal, Mandetta assinou emenda para a reforma do teatro. Desde então, o projeto foi readequado para que pudesse ser feito dentro dos recursos previstos, até que foi aprovado pela CEF (Caixa Econômica Federal) no fim de 2019. A construção foi adiada pelo aumento nos preços dos materiais de construção. O cenário forçou o lançamento de uma nova licitação em 2021. No mesmo ano, o espaço foi reaberto para eventos da prefeitura.
Histórico - O teatro foi inaugurado há mais de 40 anos e tem capacidade para 250 espectadores. O projeto do prédio da Prefeitura Municipal, incluindo o do Teatro do Paço, foi feito pelo arquiteto Círiaco Maymone, o mesmo projetista do Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão.
O nome do local foi uma homenagem ao músico, radialista, advogado e ativista cultural, José Octávio Guizzo, que faleceu em 1989. O teatro já passou por duas reformas, a primeira em 1989, e depois em 1992. Ele também recebeu apresentações nacionais como a peça Meu Tio Iauaretê, com o ator Cacá Carvalho.