Aula de costura com avó foi primeiro passo para coleção de bonecas
De Elvis Presley a animais do Pantanal, Liana costura e pinta coleção de personagens
Na vida de Liana Silva Terra Macedo, 37 anos, o consultório deu lugar ao Ateliê Lili Terra onde ela costura bonecas para a criançada brincar e ser feliz. A produção artesanal começou em 2016, mas dois anos antes a avó foi quem ensinou os primeiros passos na costura.
Fisioterapeuta, ela deu adeus a profissão de formação para se dedicar ao trabalho artesanal que a conquistou. Com o apoio da família, Liana investiu no artesanato.
“Larguei minha profissão de fisioterapia, fechei o consultório e comecei as bonecas. Minha família sempre me apoiou em tudo em qualquer mudança, sempre fui incentivada desde criança a fazer todo tipo de artesanato. Tudo que era curso minha mãe me enfiava e eu ia fazendo”, conta.
Em 2014, Liana recorreu à avó que a ajudou nas primeiras experiências com a máquina de costura. “Ela faleceu em agosto de 2021, lembro até hoje dela me ensinando, ela me ensinou a costurar uma fronha, era só aprender a mexer na máquina. Depois fui fazer uma aula com uma professora da cidade e aprendi algumas técnicas”, afirma.
Por mais que algumas bonecas sejam compradas para compor decoração de ambientes ou festas, Liana diz que a finalidade do trabalho é que ele cumpra o papel de brinquedo. “Eu faço bonecos para serem brincadas, o grande objetivo é trabalhar com o lúdico das crianças”, destaca.
Para facilitar na brincadeira, as peças de roupa são todas removíveis, então os pequenos podem se divertir mudando as roupas e, se quiserem, até dar banho nas bonecas.
Feitas de algodão e tecido antialérgico, os bonecos e bonecas, conforme Liana, tem estética minimalista. A produção passa pela máquina de costura e depois é finalizada à mão. Outro toque especial é a pintura que dá o tom de olhos, boca, cabelo e até as bochechas de personagens.
Para evitar que as crianças se machuquem, a pintura também é uma alternativa para substituir acessórios. “Procuro não colocar coisas que possam se soltar, serem engolidas”, justifica.
Como o trabalho é feito à mão, cada criação é única mesmo que o estilo e personagem se repita. “Elas são parecidas, mas a roupa vai mudar, a pintura. Eu repito o mesmo tipo de personagem, mas faço ele por um”, comenta.
Entre os destaques da produção estão os personagens inspirados em animais do Pantanal, como jacaré, onça-pintada, tucano e arara-vermelha. Ursinhos, unicórnios, elefantes, leões, gatos, porcos, pinguins e coelhos completam os personagens animalescos.
Artistas também têm espaço no ateliê onde Liana já costurou bonecos do David Bowie, Elvis Presley, Amy Winehouse e Freddie Mercury. O universo de Harry Potter, Alice no País das Maravilhas e Chapéuzinho Vermelho também viraram bonecos.
Quem quiser conhecer o trabalho, o perfil no Instagram é @atelieliliterra
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).