Com mais de 10 tipos, definir estilo é tão importante quanto o desenho da tattoo
Terceira edição do Campo Grande Tattoo Fest é realizada no Estoril até este domingo (17)
Entre as propostas, o Campo Grande Tattoo Fest mostra como a tatuagem é algo sério e cheio de possibilidades. Um dos organizadores do evento, Eduardo Mariani, lembra que tão importante quanto escolher seu desenho, é fundamental encontrar um tatuador que tenha experiência no estilo, que são vários.
No evento, que ocorre no Estoril até este domingo (17), a organização elencou pelo menos 13 estilos que, inclusive, são julgados para decidir quem é o melhor em cada um deles.
Pelos stands, Eduardo guia o tour e junto aos tatuadores explica um pouco de cada estilo. Confira:
Old School/ Tradicional
É a famosa tatoo das antigas. Poucas cores e com desenhos autorais, que vão dos barcos, a corações e caveiras. De acordo com Eduardo, a Old School tem muito espaço em Campo Grande, reconhecido, inclusive entre a galera de fora. “Somos meio que referencia neste estilo”, diz.
Pontilhismo
O próprio nome já diz tudo: pontos. E isso exige paciência tanto do tatuador como da “tela”, pois formar um desenho pontinho por pontinho, tem um resultado incrível, mas dependendo do desenho pode demorar mais de 10h.
Maori
Na realidade este estilo de tatuagem, conforme Eduardo, veio de uma tribo neozelandesa onde a tatoo é feita com pedaço de bamboo. Contudo, com o profissional certo a adaptação fica extraordinária.
Oriental
Outro estilo com nome auto-explicativo. Os desenhos são coloridos e retratam elementos da cultura oriental: peixes, gueixas, guerreiros da antiguidade, o mar, tigres, dragões e flores.
Realismo
Super em alta em Campo Grande nas mãos do tatuador Kallel, a tatoo combina uma serie de cores e é a cópia fiel do desenho, dando aquela sensação de ser uma fotografia no corpo. Nesta edição, Kallel – que ganhou na categoria nos anos anteriores – já esta no segundo dia de trabalho. “Foram 10 na sexta-feira e hoje [sábado] serão mais 10h para finalizar”, diz.
Lettering/ Caligrafia
Também na modinha, são as tatoo escritas, que vão desde apenas palavras que tenham um significado especial para a pessoa, até frases. Os traços dependem da fonte, do gosto do tatuado e claro, da precisão nas mãos do tatuador. Neste trabalho da foto, quem comanda a caneta é o tatuador Edson Japan.
Comics
O estilo refere-se a tatuagem de desenhos e super-heróis. Natan Schwaab, “emprestou” a coxa para o tatuador Aguinaldo Rodrigues, o Gui, tatuar um desenho dos personagens da Marvel Wolwerine e Deadpool. “Curto muito os dois pela história de cada um”, disse o rapaz sobre a escola do desenho.
Outros estilos que serão julgados, contudo, no tour não deram as caras são: Aquarela, Neo Trad, Black Work, News School, Tema Brasileiro, Preto e Cinza e Fechamento.