Companhia comemora 26 anos de história com espetáculos premiados no Sesc
São 26 anos de história do Grupo Teatral Palco Sociedade Dramática em Campo Grande. Para comemorar o aniversário da companhia, o teatro abre as portas para duas peças emblemáticas do grupo que debate temas ácidos através da comédia e do drama.
Dias 8, 09, 10 e 11 (quarta, quinta, sexta e sábado), o público pode assistir aos espetáculos "O Diário de Madalena" e "Rubens Corrêa- Um grande Artaud de Aqui". As apresentações são às 20h no Teatro Prosa Sesc Horto e a entrada é um quilo de alimento não perecível.
Ao todo serão 12 apresentações. A obra "O Diário de Madalena" será apresentado apenas nesta quarta-feira. Escrito e dirigido por Espedito Di Montebranco, que também atua ao lado de Bruno Moser e Jurema de Castro, o espetáculo propõe o resultado de estudos sobre a violência contra a mulher.
No palco, o elenco narra a história da família de Severo (o pai) e dois filhos, Sabiá e Madalena que moram no pantanal de Mato Grosso do Sul sem contato com outras pessoas e meios de comunicação. Enquanto Severo está na cidade a procura de socorro médico a esposa morre e os dois filhos menores são obrigados a enterrá-la próxima da casa onde moram. A partir da morte de Jurema, a família sofre uma desestruturação e o pai acaba vendo na filha Madalena a figura da esposa, abusando sexualmente dela.
O irmão Sabiá descobre, no entanto acaba se perturbando e ainda sofre com a violência do pai. A poesia é o fio condutor do espetáculo, com personagens caminhando entre o real e o imaginário, despertando a sensibilidade e propondo uma reflexão maior para uma realidade mundial, a violência sexual contra à mulher e crianças.
O espetáculo "Rubens Corrêa, um grande Artaud de Aqui" será realizado nos dias 9, 10 e 11 também às 20h. A peça mostra um pouco da vida e obra ator nacional e sua paixão pela obra do poeta e escritor Antonin Artaud, buscando colocar em cena as lembranças dele em Aquidauana, o internato no RJ e a paixão pelo teatro.
A dramaturgia é organizada com trechos de obras de Artaud, roteirizado e encenado pela dupla de sócios do Teatro Ipanema do Rio de Janeiro, o ator Rubens Corrêa e o diretor Ivan de Albuquerque no final dos anos 1980 e conta ainda com colagens de textos de William Sheakespeare, da obra Hamlet e ainda textos do ator, dramaturgo e diretor Espedito Di Montebranco.
Os ingressos podem ser retirados meia hora antes do inicio de cada espetáculo. O teatro fica na Rua Anhanduí, 200, Centro.