ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  06    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Em Bonito, feira literária encanta até quem vem de fora para visitar MS

8ª edição da FLIB espera reunir 10 mil amantes da literatura na cidade turística, a 297 km da Capital

Por Gustavo Bonotto e Jéssica Fernandes, enviada especial a Bonito | 03/07/2024 20:44
Livros decoram a Praça da Liberdade, na região central de Bonito. (Foto: Jéssica Fernandes)
Livros decoram a Praça da Liberdade, na região central de Bonito. (Foto: Jéssica Fernandes)

A 8ª edição da FLIB (Feira Literária de Bonito) teve início na noite desta quarta-feira (3), com expectativa de reunir mais de dez mil pessoas de todos os cantos do país. Com o tema "As fronteiras e as travessias", o evento reúne nomes da literatura nacional e regional no município turístico distante 297 quilômetros de Campo Grande.

Esse é o caso de Débora Garcia, 55 anos, que veio conhecer Bonito e adorou a experiência literária. "Sensacional. Somos de São Paulo (SP) e foi uma coincidência maravilhosa. Minha filha escreve, é poeta, e estamos muito felizes com todo o destaque dado para a literatura. Fui recepcionada por um repentista, conversamos bastante e fiquei encantada", descreveu.

A programação desta quarta-feira (3) inclui nomes como Guga Borba, Erica Espíndola e Flávio Bernardo. Antes disso, a abertura oficial do evento teve apresentação dos poemas escritos por alunos da gestão municipal.

"O momento é de agradecer. Esse festival fomenta nossa cultura e nosso turismo. Bonito é uma cidade do mundo, e receber um evento tão importante para a literatura conta muito", destacou o prefeito Josmail Rodrigues (PSDB).

Gratuita, a programação também inclui oficinas literárias, rodas de conversa e palestras. Os homenageados desta edição serão: Helio Serejo, Graciliano Ramos e Aglay Trindade, reconhecidos por suas contribuições à literatura regional e nacional.

Oficinas de cinema com a cineasta Marinete Pinheiro e de teatro com a atriz e diretora Ligia Tristão Prieto também serão oferecidas. Antonio Pitanga participará de uma conversa sobre literatura e o cinema novo, e para homenagear Graciliano Ramos, será projetado o filme "Vidas Secas" na Praça da Liberdade.

Palco principal do evento foi montado na região central do município. (Foto: Jéssica Fernandes)
Palco principal do evento foi montado na região central do município. (Foto: Jéssica Fernandes)

Lançamentos de livros - Neste ano, serão lançadas as seguintes obras: Grupo Acaba: A História dos Cantadores do Pantanal, de Rodrigo Teixeira; Besouro-Tigre, de Gustavo L. Ribeiro; Uma Colcha de Retalhos, Ela Disse, de Jander Gomes; Diálogos do Ócio, de Bosco Martins; Anninha em: Será que a Vaca quer Acabar com o Planeta?, Helen Fernanda Gomes; Dupla Identidade, de Isabel Fiorese; Beata Laura Vicuña, de Irmã Nilda Rangel; Fim de Plantão, de Rodrigo Ostemberg; O Pantanal em 4 Tempos, de Percival Gomes, e Nudes, de Eva Vilma.

As crianças também terão espaços exclusivos, como a Tenda Flibinha, e uma programação pensada especialmente para elas. Além de um circuito cultural infantil, haverá contação de histórias com Badaiá e a oficina "Palavras Poéticas", com Vini Willyam. Ramona Rodrigues preparou um varal de brinquedos, seguido de oficina.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias