Erasmo Carlos morre aos 81 anos e o Brasil perde o "Tremendão"
Ele chegou a receber alta, mas foi internado novamente ontem
O ano não termina fácil para a MPB. Depois de Gal Costa, o cantor e compositor Erasmo Carlos morreu nesta terça-feira, aos 81 anos.
Ele havia recebido alta hospitalar no início de novembro, depois de 9 meses, mas voltou a ser internado às pressas ontem (21) e foi intubado no Hospital Barra D’or, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, ainda em consequência de infecção pulmonar.
O "Tremendão", como ficou conhecido, é um dos ícones culturais brasileiros. Ele mesmo explicou várias vezes que o apelido "vem do nome da grife de produtos para a juventude (calças, coletes, chapéus etc) que eu tinha nos anos 60".
Uma das curiosidades é que em 1957, ele estreou na banda The Sputniks, junto de Tim Maia, Arlênio Lívio, Wellington Oliveira e Roberto Carlos. O grupo foi desfeito após uma briga entre Tim e Roberto, e Erasmo montou o grupo The Boys of Rock. Já na década de 1960, virou um dos principais personagens da Jovem Guarda, ao lado do principal parceiro de composições, Roberto Carlos, e de Wanderléa.
Nos últimos dias de vida, foi premiado pelo Grammy Latino 2022, realizado nesta semana em Las Vegas. Venceu na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa, com o álbum 'O Futuro Pertence À… Jovem Guarda'.
No dia postou: "tão importante entender o conceito, quanto ouvir a música… Existem várias formas de amor, e eu preciso de todas. Obrigado a todos que contribuíram para mais essa vitória, esse Grammy é o reconhecimento do nosso trabalho. O Futuro Pertence à Jovem Guarda!!!”
Após vencer dois cânceres em 20 anos, que surgiu como um tumor no fígado e foi retirado após duas cirurgias, o artista continuou compondo e cantando. Com 60 anos de carreira, as turnês seguiam, mas a saúde obrigou o Tremendão a adiar dois shows de novembro, marcados para Orlando e Miami.
Na lista enorme de sucessos, os primeiros clássicos foram “Parei na Contramão”, “Sentado à Beira do Caminho”, “Se Você Pensa”, “Sua Estupidez” e “Todos Estão Surdos”.
Nas redes sociais, vários amigos já se manifestaram, como o diretor Boninho. “Meu adeus ao querido Tremendão. Erasmo leva seu sorriso e o rock para o céu! Saudades.” Roberto Carlos e Wanderléa ainda não se manifestaram.