ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 13º

Artes

Fotos guardam memórias de 115 anos da imigração japonesa na Capital

“Noroesute Tetsudo” conta saga dos imigrantes que chegaram pela ferrovia Noroeste do Brasil

Thailla Torres | 13/08/2023 07:45
A exposição audiovisual conta a trajetória dos imigrantes okinawanos que se estabeleceram na cidade de Campo Grande.
A exposição audiovisual conta a trajetória dos imigrantes okinawanos que se estabeleceram na cidade de Campo Grande.

Há 115 anos, chegava a primeira leva de imigrantes japoneses ao Brasil, dando início a uma incrível jornada de resiliência e valiosa contribuição que se estende até os dias atuais. A bordo do navio Kasato Maru, os primeiros 793 imigrantes do Japão, vieram em busca de novas oportunidades e uma nova vida. Hoje, os seus descendentes formam uma comunidade de aproximadamente dois milhões de nipo-brasileiros, desempenhando um papel significativo tanto na economia quanto na cultura do nosso país.

 Um dos estados onde esses imigrantes constituíram suas comunidades é o Mato Grosso do Sul, que abriga hoje a terceira maior colônia de japoneses no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e do Paraná. Para chegar a terras sul-mato-grossenses, esses desbravadores que vinham em grande parte da província de Okinawa, embarcaram em uma brava jornada rumo ao Oeste brasileiro.

 Para homenagear a sua chegada e os 115 anos de imigração japonesa no país, a Associação Okinawa  de Campo Grande promove no Shopping Bosque dos Ipês, durante todo mês de agosto, a exposição “O Romance Noroesute Tetsudo e os Okinawanos de Campo Grande”, baseada em um romance do autor Tatsuhiro Oshiro, que foi o primeiro escritor de Okinawa a conquistar o Prêmio Akutagawa, uma premiação literária japonesa de grande prestígio.

Os visitantes poderão conferir a exposição no segundo piso do Bosque dos Ipês
Os visitantes poderão conferir a exposição no segundo piso do Bosque dos Ipês

A exposição audiovisual conta a trajetória dos imigrantes okinawanos que se estabeleceram na cidade de Campo Grande, vindos pela Ferrovia Noroeste do Brasil, expondo suas adversidades e conquistas, proporcionando ao público uma visão mais profunda não apenas sobre a história da comunidade japonesa local, mas também sobre a própria história de Campo Grande.

“Esta exposição, originalmente criada e organizada pela Biblioteca de Okinawa, é fruto de um grande esforço  para contar uma história tão rica e significativa. Hoje, graças a esse esforço, temos o privilégio de compartilhar essa história também aqui, em Campo Grande”, explica Marcel Marcel Arakaki, presidente da Associação Okinawa na cidade.

Os visitantes poderão conferir a exposição no segundo piso do Bosque dos Ipês, em uma loja em frente ao UCI Cinemas, durante todo o mês de agosto

O Shopping Bosque dos Ipês fica na avenida Cônsul Assaf Trad, 4796, Novos Estados.

Nos siga no Google Notícias