Grupo de dança de MS volta para casa com 5 coreografias premiadas
O Catarina Marquesi Espaço de Dança, de Campo Grande, brilhou no Concurso Internacional de Danza CIAD 2024, realizado em Buenos Aires. Todas as coreografias apresentadas pela companhia foram premiadas, o que emocionou a fundadora e professora Estephanie Cristine, responsável pelas adaptações e criações coreográficas dos trabalhos apresentados.
Para Estephanie, a vitória foi surpreendente e marcante: "Foi incrível! Não esperávamos ter todos os nossos trabalhos premiados. É um reconhecimento enorme, principalmente vindo de um país que respira arte!", destacou ela.
As coreografias premiadas foram fruto de um trabalho de longo prazo. As de grupo, como "Amigas de Clara" (primeiro lugar no Ballet de Repertório) e "Fadas da Lua" (segundo lugar no Ballet Clássico Livre), vinham sendo trabalhadas há mais de um ano. Já as coreografias do trio e dos solos, como "Cruella" (segundo lugar no Contemporâneo Solo), foram estreadas diretamente no concurso, tornando o momento ainda mais especial.
"Eu sempre gosto de envolver as bailarinas no processo de criação. Dividimos ideias sobre tema e até mesmo música. Acredito que antes de qualquer coisa, precisamos gostar do que estamos dançando e acreditar na mensagem que queremos passar", comentou Estephanie.
Além das premiações, a imersão no concurso permitiu uma troca intensa entre bailarinos e profissionais de diversos países. Para Estephanie, o contato com diferentes interpretações da dança foi enriquecedor, mas o que mais a emocionou foi a união dos brasileiros: "O que mais nos encantou foi ver a união, principalmente dos brasileiros, que torciam uns pelos outros. Foi lindo de ver a força do nosso país a cada coreografia e premiação anunciada!", relatou a professora.
Estephanie também vê esse reconhecimento como um reflexo do grande potencial da dança em Campo Grande, que, segundo ela, merece mais atenção e investimento. Ela ressalta que a dança precisa ser valorizada e que a falta de apoio pode ser um obstáculo para o desenvolvimento de novos talentos, já que o universo da dança envolve altos custos, especialmente em relação a viagens.
A companhia é o resultado de um sonho de Estephanie Cristine e Monica Helena. Fundado em parceria com o Ginga Espaço de Dança, o projeto vem crescendo desde a estreia da Catarina Marquesi Cia de Dança, em setembro de 2022, e do grupo jovem Siga, em abril de 2023, que foi responsável pelas apresentações em Buenos Aires.
Estephanie, que dança desde os quatro anos, compartilha sua paixão pelo ensino da dança: "Eu sempre soube que queria seguir nesse mundo. Quando pequena, dizia que queria ser igual à minha professora de balé". Hoje, ela realiza esse sonho, inspirando suas alunas, algumas das quais a acompanham desde muito jovens.
As coreografias premiadas foram:
Ballet de repertório grupo com “Amigas de Clara” (adaptação coreográfica: Estephanie Cristine)
Ballet clássico livre grupo com “Fadas da Lua”
Contemporâneo solo com “Cruella” (bailarina: Bruna do Amaral)
Técnica livre trio com “Le Pari” (bailarinas: Maria Vitória Nantes, Ludmilla Massocatto e Bianca dos Santos)
Ballet clássico livre solo com “Encanto de uma camponesa” (bailarina: Barbie Jamili)
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.