ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 19º

Artes

Grupo encanta com espetáculo que homenageia orixá Oxum

Performance conquistou o público, que foi levado por ritmos e movimentos capazes de tocar a alma

Por Thailla Torres | 03/10/2024 17:36
Espetáculo teve coreografias vibrantes, luzes envolventes e a marcante sonoridade da percussão e voz ao vivo. (Foto: Ricardo Gomes)
Espetáculo teve coreografias vibrantes, luzes envolventes e a marcante sonoridade da percussão e voz ao vivo. (Foto: Ricardo Gomes)

Durante a Semana pra Dança, o Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande, foi palco de uma apresentação inesquecível na quarta-feira (2). O espetáculo "Abebé – O Reflexo do Corpo Preto", criado pelo Grupo de Dança Afro NegaÔ, de Vitória (ES), prestou uma emocionante homenagem ao orixá Oxum. Com coreografias vibrantes, luzes envolventes e a marcante sonoridade da percussão e voz ao vivo, a performance conquistou o público, que foi levado por ritmos e movimentos capazes de tocar a alma.

O diretor artístico do NegaÔ, Elídio Neto, explicou que o espetáculo foi concebido para celebrar os 33 anos da companhia, uma referência à importância de Oxum, orixá que, segundo ele, é a força motriz do grupo.

Ele também ressaltou a felicidade de participar da mostra que neste ano traz mais de 55 coreografias e a ótima recepção tanto do público quanto dos organizadores. “O espetáculo levou dois anos para ser construído e foi lançado em comemoração aos 33 anos da companhia. É uma homenagem ao orixá Oxum, que é a progenitora deste grupo e rege a nossa Companhia. Decidimos, então, fazer uma saudação ao orixá que fundamentou a construção e a força da companhia”, explicou Elídio.

O coreógrafo Gil Mendes destacou o processo criativo, que durou de três a quatro meses, e comentou sobre a infraestrutura cultural de Campo Grande, elogiando o Teatro Aracy Balabanian como um dos espaços para a dança. “Durante esse tempo, ressaltamos o repertório do grupo e extraímos trechos de trabalhos anteriores. As provocações aos bailarinos, sempre ligadas ao orixá Oxum, ajudaram a compor a obra coreográfica. Fiquei contente em conhecer Campo Grande e participar dessa Mostra. O Armazém Cultural e o Teatro Aracy Balabanian são locais belíssimos”.

Os bailarinos do grupo também compartilharam suas experiências, refletindo sobre a importância da representatividade e da resistência negra nos palcos do Brasil.

A Semana pra Dança 2024 acontece de 30 de setembro até 06 de outubro em vários pontos de Campo Grande.

A programação completa pode ser conferida neste link.

Os ingressos tem sido liberados sempre 30 minutos antes de cada apresentação. A realização é do Colegiado Estadual de Dança de MS e da Associação Arado Cultural, com investimento da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias