ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUINTA  03    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Grupo encanta com espetáculo que homenageia orixá Oxum

Performance conquistou o público, que foi levado por ritmos e movimentos capazes de tocar a alma

Por Thailla Torres | 03/10/2024 17:36
Espetáculo teve coreografias vibrantes, luzes envolventes e a marcante sonoridade da percussão e voz ao vivo. (Foto: Ricardo Gomes)
Espetáculo teve coreografias vibrantes, luzes envolventes e a marcante sonoridade da percussão e voz ao vivo. (Foto: Ricardo Gomes)

Durante a Semana pra Dança, o Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande, foi palco de uma apresentação inesquecível na quarta-feira (2). O espetáculo "Abebé – O Reflexo do Corpo Preto", criado pelo Grupo de Dança Afro NegaÔ, de Vitória (ES), prestou uma emocionante homenagem ao orixá Oxum. Com coreografias vibrantes, luzes envolventes e a marcante sonoridade da percussão e voz ao vivo, a performance conquistou o público, que foi levado por ritmos e movimentos capazes de tocar a alma.

O diretor artístico do NegaÔ, Elídio Neto, explicou que o espetáculo foi concebido para celebrar os 33 anos da companhia, uma referência à importância de Oxum, orixá que, segundo ele, é a força motriz do grupo.

Ele também ressaltou a felicidade de participar da mostra que neste ano traz mais de 55 coreografias e a ótima recepção tanto do público quanto dos organizadores. “O espetáculo levou dois anos para ser construído e foi lançado em comemoração aos 33 anos da companhia. É uma homenagem ao orixá Oxum, que é a progenitora deste grupo e rege a nossa Companhia. Decidimos, então, fazer uma saudação ao orixá que fundamentou a construção e a força da companhia”, explicou Elídio.

O coreógrafo Gil Mendes destacou o processo criativo, que durou de três a quatro meses, e comentou sobre a infraestrutura cultural de Campo Grande, elogiando o Teatro Aracy Balabanian como um dos espaços para a dança. “Durante esse tempo, ressaltamos o repertório do grupo e extraímos trechos de trabalhos anteriores. As provocações aos bailarinos, sempre ligadas ao orixá Oxum, ajudaram a compor a obra coreográfica. Fiquei contente em conhecer Campo Grande e participar dessa Mostra. O Armazém Cultural e o Teatro Aracy Balabanian são locais belíssimos”.

Os bailarinos do grupo também compartilharam suas experiências, refletindo sobre a importância da representatividade e da resistência negra nos palcos do Brasil.

A Semana pra Dança 2024 acontece de 30 de setembro até 06 de outubro em vários pontos de Campo Grande.

A programação completa pode ser conferida neste link.

Os ingressos tem sido liberados sempre 30 minutos antes de cada apresentação. A realização é do Colegiado Estadual de Dança de MS e da Associação Arado Cultural, com investimento da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias