Henrique de Medeiros é o 1º presidente do Fórum das Academias de Letras
Escritor foi empossado no Rio de Janeiro; em seu discurso, destacou o órgão como referência da literatura
Nesta segunda-feira (14), o imortal da ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras), Henrique de Medeiros, foi empossado como o primeiro presidente do Fórum das Academias de Letras. Em seu discurso, proferido no Rio de Janeiro, destacou a importância que o órgão terá nacionalmente.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Henrique de Medeiros, da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, foi empossado como o primeiro presidente do Fórum das Academias de Letras, com o objetivo de unir e fortalecer as academias estaduais de letras em todo o país. O evento contou com a participação de escritores renomados e a presença do presidente da Academia Brasileira de Letras, Merval Pereira, que destacou a importância das academias regionais para a difusão da leitura e o desenvolvimento cultural. O Fórum, com sede em São Paulo, tem como meta fortalecer a literatura regional e promover a cultura brasileira, com a participação de membros de diversas academias estaduais.
Medeiros, que é presidente da ASL, também irá liderar o órgão com sede nacional em São Paulo. Explicando sobre o Fórum, o escritor relatou que o objetivo é unir, fortalecer e fomentar as academias estaduais de letras (todas oficiais e que mantêm tradição no país).
Durante o evento, participaram da cerimônia escritores com renome nacional como o gaúcho Carlos Nejar, Ricardo Cavaliere e Arno Wehling, assim como o poeta e letrista de MPB, Salgado Maranhão.
Presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras), Merval Pereira defendeu que as academias regionais são essenciais para difundir a leitura e sua importância na “formação da identidade e desenvolvimento do pensamento nacional”.
Representando o secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o jornalista e escritor Bosco Martins integrou o momento. Para Bosco, o Fórum vem como mais uma forma de valorizar as culturas regionais.
“Para Mato Grosso do Sul, que tem autores como Manoel de Barros, Raquel Naveira, Sylvia Cesco e tantos outros poetas e escritores, esse espaço realmente fará a diferença para a literatura sul-mato-grossense. Ainda mais com o Henrique em seu comando e por isso desejamos a ele todo sucesso nessa nova missão", descreveu Martins.
Além de Medeiros, a diretoria do Fórum é composta pelo presidente em exercício da ABL (hoje, Merval Pereira), o vice-presidente é Antônio Penteado Mendonça (da Academia Paulista de Letras), o secretário é Ernani Buchmann (Academia Paraense de Letras) e, como tesoureiro, Airton Ortiz (Academia Rio-Grandense de Letras).
Na equipe, há ainda o segundo tesoureiro Alberto Rostand Fernandes Lanverly de Melo (Academia Alagoana de Letras).