ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Inclusão nos espaços museológicos abre Primavera dos Museus

Por Thailla Torres | 24/09/2024 11:11
A subsecretária estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos (à esquerda), é uma das principais palestrantes do evento. (Foto: Karina Lima)
A subsecretária estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos (à esquerda), é uma das principais palestrantes do evento. (Foto: Karina Lima)

A 18ª Primavera dos Museus começou na segunda-feira (23) e vai até o dia 29, com o tema "Museus, Acessibilidade e Inclusão". Organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento anual visa promover a valorização dos museus brasileiros. Em Mato Grosso do Sul, a programação é coordenada pelo governo do Estado por meio da Fundação de Cultura (FCMS) e da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), com o intuito de ampliar o acesso do público e fortalecer a ligação entre museus e sociedade.

Cristiane Freire, coordenadora do Sistema Estadual de Museus, destacou a importância de tornar os museus mais acessíveis. Segundo ela, o evento é uma oportunidade para incluir novos públicos e discutir a acessibilidade em espaços culturais. Já a gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, Melly Sena, ressaltou que a acessibilidade ainda precisa ser uma prioridade nas políticas públicas, e que este tema deve ser abordado de forma ampla, desde questões arquitetônicas até a participação ativa do público.

A subsecretária estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos, é uma das principais palestrantes do evento. Ela frisou a importância de garantir o acesso das pessoas com deficiência a esses espaços, reforçando que museus são fundamentais para a disseminação de conhecimento. Segundo Telma, a discussão sobre acessibilidade deve ser tratada como uma tendência global, com o objetivo de construir uma nova história nos museus do estado.

Entre as atividades programadas, destacam-se a reunião técnica sobre turismo e museus no dia 24, no Museu de Arqueologia da UFMS, e o colóquio sobre museus inclusivos no dia 25, no Museu da Imagem e do Som (MIS). A programação também inclui uma oficina sobre acessibilidade no dia 28 e uma exposição de arte feita por artistas com deficiência, disponível até o dia 30 de setembro no MIS.

A semana de eventos busca engajar tanto profissionais da área cultural quanto o público em geral, promovendo reflexões sobre a necessidade de adaptar os museus para garantir o acesso pleno de todos os cidadãos, especialmente idosos e pessoas com deficiência.

Veja programação completa aqui

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias