Marco divulga temporada de exposições gratuitas até 12 de fevereiro
Museu fica próximo ao Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande
O Marco (Museu de Arte Contemporânea) de Mato Grosso do Sul promove a 4ª Temporada de Exposições de 2022, evento aberto ao público que vai até 12 de fevereiro.
A temporada traz mostra dos artistas Wendel Fontes (Campo Grande) e Fabiana Silveira (Campo Grande/Girona-Espanha), além da apresentação "Retrato Falado" (um recorte do Acervo do Marco) e "Casa Nova!", que consiste numa seleção de parte das 50 obras doadas pelo Itaú Cultural, neste ano, para o museu. As duas últimas mostras integram parte da comemoração de aniversário de 20 anos da sede.
O trabalho do artista visual Wendel Fontes apresenta fotografias e pinturas que criam uma narrativa a respeito dessa performance da sobrevivência: fala da vivência de malabaristas, de diferentes nacionalidades - Brasil, Argentina e Chile - que em seus deslocamentos, passaram pela Capital.
A série Finitude, da artista Fabiana Silveira, é um convite visual sobre a relação do ser humano com a perda. "Mas vai muito além da tristeza, procurando destacar e produzir interpretações que possam trazer consolo, e principalmente, estreitar a barreira que temos de não querer falar sobre o assunto, sobre a morte. Uma nova perspectiva sobre quem fica, ou talvez, uma outra maneira de observar tudo isso", diz publicação do governo estadual. Por fim, a mostra Retrato Falado traz uma pequena narrativa a partir das obras do acervo do Marco.
O Instituto Itaú Cultural, com sede em São Paulo (SP), definiu em 2022 instituições museológicas para receberem obras de arte com a finalidade específica de integrar o patrimônio, bem como permanecer acessível ao público contribuindo com os objetivos culturais e de salvaguarda. Ao todo, foram 22 museus de diferentes estados que participaram da seleção e cada instituição receberam 50 obras de arte.
O lote oferecido a Mato Grosso do Sul incluiu gravuras, serigrafias, litografias, pinturas, fotografias, esculturas e colagens assinadas por artistas brasileiros renomados como Renina Katz, Claudio Tozzi, Milton Dacosta, Humberto Espíndola e Emanoel de Araújo.
O Marco fica na Rua Antônio Maria Coelho, número 6.000, no Parque das Nações Indígenas. As visitações podem ser feitas de terça a sexta, das 7h30 às 17h30. Aos sábados e domingos, das 14h às 18h.