Mulheres fazem colchas de crochê e tricô para doar, mas precisam de apoio
A chegada do inverno aumenta a preocupação com as pessoas que passam frio. Pensando em colaborar e aquecer quem precisa durante a estação mais fria do ano, um grupo de mulheres se reúne nesta quinta-feira (28) para o projeto “Quadradinhos do Amor”, onde serão produzidas mantas para serem doadas à entidades sociais.
O projeto que acontece em outras regiões do país começou há um mês em Campo Grande pelas mãos da professora de crochê e campo-grandense Danielle Melo que viaja o Brasil dando workshops de crochê.
Em uma de suas viagens à Brasília (DF), Danielle se deparou com 60 mulheres fazendo os quadradinhos de lã para serem doados. “Aquilo me tocou profundamente. Nessa correria de dar cursos e atender a encomendas, deixei de lado aquela amor que sempre tive em ajudar o próximo”.
Quando chegou a Campo Grande, durante um curso, Danielle fez um convite à mulherada para dar início ao projeto por aqui também. “Além de mantas que já estão sendo feitas para os idosos do asilo São João Bosco, a ideia é fazer mantas para bebês recém-nascidos que vivem na periferia da cidade, principalmente, na região do aterro sanitário”
Danielle mora em Tocantins, mas entre uma viagem e outra consegue dar um jeitinho de reunir as mulheres para ajudar o próximo. “Recentemente criei uma maratona de Lives no Instagram onde cinco crocheteiras do Brasil pudessem ensinar modelos de quadradinhos e dessa forma trazer consciência sobre o projeto”.
E se você não sabe fazer crochê ou tricô, não é necessário aprender. Basta fazer uma doação do material, explica Danielle. “Não pegamos dinheiro, aceitamos apenas o material. Normalmente as voluntárias compram, mas quando mais lã, mais alta será a produção”.
O objetivo da campanha é o de arrecadar e produzir peças com lã feitas de tricô ou crochê, de 15cm x 15cm, para serem transformadas em mantas. E além de fortalecer a solidariedade, o projeto também fortalece o artesanato como fonte de renda.
Em Campo Grande o encontro vai acontecer nesta quinta-feira, das 14h às 17h, na Monydai Aviamentos que fica na Rua Maracaju, 338, Centro. A entrada é gratuita para quem quiser participar e produzir os quadradinhos.