No formato "haicai", crianças expõem poemas inspirados e inspiradores
O olhar dos pequenos sobre o cotidiano e suas experiências se revelou nas mini estrofes
Num varal de poesia, crianças da Associação Amigos de Maria, do Jardim Noroeste, apresentaram suas criações em haicai – estilo de poemas curtos – na edição de hoje da Praça da Bolívia, no Bairro Jardim dos Estados e o sucesso foi tanto que amanhã vão expor no Sarau de Segunda, na Praça Cuiabá.
O olhar dos pequenos sobre o cotidiano e suas experiências se revelou nas mini estrofes que tratavam de temas diversos, desde religiosos a ambientais e até do que leram em livros.
Daniel Vinícius, de 11 anos, se orgulha em falar que já tem dezenas de poemas em haicai e o que expôs na feira tratava de algo inspirado ao passar em frente a uma igreja com os amigos. “Enquanto na igreja o padre ora, de lá de cima jesus olha”.
Para ele, que ainda não sabe o que quer ser quando crescer, as poesias nascem daquilo que ele vê no dia a dia e a única certeza, por enquanto, é que ele quer “ser um pouco de tudo, menos roubar”.
Inspirada na palavra “noite”, Kemylly Rhianna, 12 anos, apresentou a seguinte poesia no varal: “Se bom dia é de dia e boa noite é de noite, então o que diremos quando for meia-noite?”. Ela conta que cria os poemas a partir de uma palavra que escolhe e então, cria o restante do verso.
A presidente da associação, Caroline Mendes, de 39 anos, conta que a entidade atende 140 famílias e às crianças, oferece cursos como o de poesia no contraturno escolar. “É a primeira exposição que fizemos e para as crianças é uma experiência lúdica e multicultural”, relata ao falar da presença da Feira da Bolívia.
Os poemas foram bordados por uma professora do projeto em tecido de juta. A escolha foi porque em papel eles se perderiam. “No tecido pode lavar que não sai”, disse Rogéria Fonseca, que é professora de Literatura e responsável pelos bordados. Ao todo, 20 poesias foram expostas.