No Nova Lima, atriz ensina como transformar ideia em projeto cultural
A oficina é gratuita e será realizada entre os dias 18 e 22 de outubro
Se você tem uma ideia e quer transformá-la num projeto cultural e tem dúvidas de como fazer isso, o projeto “Conexões para Crescer – Oficina de Elaboração de Projetos Culturais” é uma boa oportunidade.
O evento gratuito será realizado entre os os dias 18 e 22 de outubro, das 18h às 21h, na Escola Municipal Hércules Maymone, Bairro Nova Lima, em Campo Grande.
Projeto idealizado pela diretora teatral Andréa Freire, a oficina tem 20 horas de duração, sendo 15 presenciais e 5 horas online e vai abordar aspectos da elaboração de um projeto cultural e os principais mecanismos de financiamento à cultura.
A programação prevê as seguintes etapas: Ideia, organização e preparação; Pesquisa e diagnóstico; Elaboração e desenvolvimento; Captação; Execução e Resultados e Prestação de Contas.
Podem participar pessoas com 18 anos ou mais, interessadas em desenvolver organização e conhecimento para a inclusão de seus trabalhos na cadeia produtiva da economia criativa.
Basta solicitar a ficha de inscrição para o e-mail da marrua.arte.cultura@gmail.com, produtora realizadora da oficina.
As inscrições irão até o dia 13 de outubro e o resultado estará nas redes sociais no dia 15. São 15 vagas disponíveis, onde cada participante terá a oportunidade de investigar sua ideia inédita, ampliar os conhecimentos teóricos e práticos, estruturar a minuta de seu projeto, a qual será analisada durante a oficina; ao final, irá compreender melhor o papel do produtor cultural e as ferramentas capazes de contribuir para o desenvolvimento de bons projetos e para a execução de forma eficiente.
Sobre Andréa Freire - Atriz, diretora teatral e produtora cultural, a profissional tem ampla experiência na área e mais de 80 projetos realizados em teatro, música, audiovisual, fotografia e literatura.
Segundo Andréa, a ideia é compartilhar conhecimentos com artistas, arte-educadores, produtores e professores, moradores da cidade, especialmente, os moradores da região Segredo, que tem poucas oportunidades e encontram muitas dificuldades para o acesso às informações para a elaboração de projetos de acordo com as exigências dos órgãos fomentadores.
“Já desenvolvemos atividades na Escola Estadual Hércules Maymone e lá, conhecemos artistas do Bairro Nova Lima, como o poeta Rodrigo Camargo do grupo de rap La Firma ZN Clã, músico com bastante potencial e que nos motivou a realizar a oficina ali. A direção da escola é acolhedora e interessada em atividades complementares para os professores e para a comunidade. O foco é fortalecer a região com ações de desenvolvimento técnico para gerar mais projetos com viabilidade de financiamento futuro.”
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.