ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Projeto inspirado no Pantanal e Cerrado vai representar MS na Bienal de Design

O trabalho celebra a diversidade de árvores e espécies em repertório de 10 estampas

Por Idaicy Solano | 06/10/2024 08:00
Jogos americanos dupla face da coleção Horto-Gráfico, produzido pelas designers Mary e Paula (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Jogos americanos dupla face da coleção Horto-Gráfico, produzido pelas designers Mary e Paula (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A dupla de designers Mary Saldanha e Paula Bueno irão representar o Brasil na 14º Bienal Brasileira de Design com sua coleção Horto-Gráfico. O trabalho celebra a diversidade de árvores e espécies do Cerrado e do Pantanal, e será apresentado no evento que acontece em dezembro, na cidade de Aracaju (SE).

Em sua coleção, as designers desenvolveram grafismos e frases inspiradas em formas e soluções da natureza ao redor. Os desenhos foram impressos manualmente no estúdio em produtos que compõem o cotidiano, como peças de vestir, jogos de cama e jogos de mesa.

Além do trabalho desenvolvido no estúdio POLCA, criado pela dupla, elas também já realizaram colaborações com outros artistas locais. Em 2019, lançaram a coleção 'Cantar.o.lar', em parceria com o compositor Geraldo Espíndola, com peças que trazem trechos de músicas como ‘Vida Cigana’, ‘É Necessário’ e ‘Cuñataiporã’. Em 2022 lançaram a coleção 'Amo.lar', com suas impressões sobre a Serra do Amolar, região mais remota do Pantanal.

As peças são impressas com a técnica de serigrafia, e a costura das peças é feita em ateliês locais como o Ateliê da Jô e Vanda Sol Ateliê, aliadas na formatação dos produtos. As peças compõem o cotidiano de quem se encanta com as histórias contadas em pedaços de tecidos.

Coleção Horto-Gráfico 

A ideia surgiu a partir da vontade das criadoras de saber mais sobre as espécies que estão ao redor e reconhecer as árvores e plantas que são vistas todos os dias pelas ruas. “Saber nomear é o primeiro passo para poder compreender a função, importância e assim conseguir preservar as espécies nativas”, define as artistas.

Neste processo, a dupla teve o apoio da bióloga Letícia Couto Garcia, ganhadora do prêmio “Para Mulheres na Ciência”, promovido pela L'Oréal, Academia Brasileira de Ciências e Unesco. Letícia, além de indicar espécies locais e explicar com mais profundidade o funcionamento do Cerrado, vestiu as peças para a divulgação da coleção.

A criação da coleção também influencia de uma visita a Nereu Rios, pesquisador de campo e mestre conhecedor das espécies nativas, responsável pelo plantio de mais de 50 mil mudas em Mato Grosso do Sul nas últimas décadas, em espaços, como por exemplo, o Parque das Nações Indígenas. No viveiro, as designers tiveram acesso aos frutos e sementes colhidos nas excursões de Nereu pelo cerrado brasileiro.

A coleção Horto-Gráfico tem repertório de dez estampas. Uma delas é o jatobá, em que as designers usaram o fruto da árvore como carimbo para figurar a estampa, acompanhado da frase “Raiz profunda, sombra larga, frutos fortes”.

Em outra criação, desenharam a casca do angico, que virou uma grande renda de padronagem contínua, aplicada em um jogo de cama que traz fronhas com a frase “Quem tece abrigo… adormece sereno”,  inspirada na característica das espécies do bioma cerrado de criarem uma proteção com as cascas grossas e frutos resistentes.

Bienal Brasileira de Design

A 14º Bienal Brasileira de Design é promovida pela ADG (Associação de Designers Gráficos do Brasil), e acontece a cada dois anos. O evento teve um breve hiato por conta da pandemia, mas voltará a acontecer este ano, em dezembro, na cidade de Aracaju (SE).

No último mês foi realizada a seleção de projetos através de um júri especializado, englobando trabalhos de todo o país dos últimos cinco anos. Também será produzido um catálogo que reunirá os trabalhos selecionados, servindo de referência para os profissionais da área e deixando um importante registro da produção nacional.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias