Bate-papo com mulheres terá jornalista pioneira na cobertura esportiva
Vera Daisy Barcellos é uma das convidadas especiais do evento realizado pelo Sindicato dos Jornalistas
Vera Daisy Barcellos, jornalista pioneira na cobertura esportiva no Rio Grande do Sul, é uma das convidadas especiais do painel "Das ruas às redes: um bate-papo com as mulheres do Jornalismo sobre os desafios da formação e profissão para o Dia Internacional da Mulher", que será realizado nesta quarta-feira (8), às 18h30, com entrada gratuita.
O evento será no auditório do curso de Arquitetura, próximo à coordenação do Jornalismo, na UFMS. O evento integra a programação dos 40 anos do Sindjor e é realizado em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a ADUFMS (Associação dos Docentes da UFMS).
Pioneira na cobertura esportiva no Rio Grande do Sul e ex-presidenta do Sindjor-RS, Vera também é militante do Movimento Feminista de Mulheres Negras e faz parte da Rede Feminista de Saúde que, junto com a Fetems (Federação dos (das) Trabalhadores (as) em Educação de MS)
O painel conta, ainda, com a parceria do curso de Jornalismo da UFMS e fará parte da recepção de calouros da universidade. Segundo a professora Katarini Miguel, a ideia é promover o encontro de gerações num momento importante para o fortalecimento do acesso à informação e do direito das mulheres em todas as áreas. "Vamos convidar todos que queiram participar do debate. A programação está sendo construída com muito respeito principalmente às profissionais que estão nas redações no dia a dia, com o intuito de envolvê-las e valorizar a profissão. A presença da Vera Daisy vai engrandecer esse momento", diz Katarini Miguel.
O objetivo do sindicato é promover uma atividade que conscientize toda a rede de comunicação sobre a importância da visibilidade das mulheres e mulheres negras. Segundo a pesquisadora, jornalista e membra da gestão do sindicato, Tainá Jara, Mato Grosso do Sul atualmente conta com 1,2 mil profissionais jornalistas e, conforme o censo realizado em 2017, mais da metade deles se declara do gênero feminino.
Também vai participar do painel a professora da UFMS na Faculdade de Educação Tina Xavier. Ela pesquisa as áreas de gênero, sexualidade, violência contra crianças e direitos humanos. Desde o ano de 2010, Tina Xavier desenvolve projetos em escolas públicas municipais de Campo Grande e produz coletivamente filmes de animação com crianças da primeira etapa do Ensino Fundamental. É líder-coordenadora do GEPSEX (Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades, Educação e Gênero).
Serviço - O evento será no auditório do curso de Arquitetura, próximo à coordenação do Jornalismo, na UFMS, a partir das 18h30. A entrada é gratuita.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).