ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Bellinha vai aposentar após 8 anos lutando contra tráfico de drogas

Bella ingressou no Grupo de Operações com Cães (GOC) da PRF em 5 de fevereiro de 2015

Thailla Torres | 22/07/2023 09:10
A estrela da programação será a cadela Bellinha que participa de uma cerimônia de aposentadoria após 8 anos de trabalho
A estrela da programação será a cadela Bellinha que participa de uma cerimônia de aposentadoria após 8 anos de trabalho

No dia 23 de julho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) completa 95 anos e, para celebrar a data, neste sábado (22), o Shopping Bosque dos Ipês sediará uma exposição do acervo da PRF. Mas a estrela da programação será a cadela Bellinha, que participa de uma cerimônia de aposentadoria após 8 anos de trabalho e luta contra o tráfico de drogas. A exposição é gratuita e ocorre das 10h às 19h.

Bella ingressou no Grupo de Operações com Cães (GOC) da PRF em 5 de fevereiro de 2015, e se tornou, de acordo com os agentes, “uma guerreira incansável na luta contra o tráfico de drogas” aqui em Mato Grosso do Sul e também em missões fora do Estado.

Mardini foi o primeiro PRF a conduzi-la. Ela surgiu na vida dele logo no começo de sua jornada no Grupo de Operações com Cães, quando ele participava do Curso de Formação de Condutores. No decorrer do curso, a cadela que, até então, era conduzida por Mardini, infelizmente faleceu. Foi nesse momento que os alunos do curso se uniram e encontraram e buscaram Bella em um canil em São Paulo para que ela pudesse, enfim, completar o curso. A partir daí, os dois formaram uma dupla no combate ao crime.

No decorrer dos últimos oito anos, Bella contribuiu com apreensões expressivas, como ocorrências que retiraram das mãos dos traficantes cerca de 10 toneladas de maconha e 900 kg de cocaína.

Em 2022, a PRF Andréa Gabriel ingressou na Instituição e no Grupo de Operações com Cães. Foi nesse momento que Andréa conheceu Bella e foi ensinada pelo próprio Mardini a como conduzi-la, além de ter se aperfeiçoado por meio da participação em diversos cursos. “A K9 Bella, treinada para detecção do odor de drogas, armas e munições, foi o cão com que tive o meu primeiro contato na polícia. Utiliza-se o termo K9 para os cães de trabalho, os quais podem ser empregados nas mais diversas funções como faro e patrulhamento. Tal termo tem origem nas unidades de polícia americana e está relacionado a sua pronúncia em inglês ("K nine" que se assemelha à palavra canine, ou canino em português)”, destaca a policial.

“Tive a felicidade de aprender muito com ela, pois foi o primeiro K9 que conduzi e foi com ela que fiz a minha primeira apreensão de droga conduzindo um cão policial”, acrescenta.

Hoje, após 8 anos de muito trabalho, Bella irá se aposentar. Essa é a idade para aposentadoria dos cães. E seu novo lar tem uma face familiar: a PRF Andréa a adotou e agora as duas seguirão juntas nessa nova etapa da vida da cadelinha. “Sinto-me muito honrada e feliz por poder fazer parte agora da vida de aposentadoria da K9 Bella e poder continuar proporcionando momentos de lazer e descontração com muitos passeios e bolinhas”, diz Andréa.

Andréa segue atuando no Núcleo de Operações com Cães da PRF, mas agora com a Amélia.

Bella foi adotada por policial e agora vai ficar longe das operações.
Bella foi adotada por policial e agora vai ficar longe das operações.

Nos siga no Google Notícias