Biblioteca na natureza tem desde exposição tátil até festival de xadrez
Biblioteca Municipal Anna Luiza Prado Bastos, no Horto Florestal, comemora 83 anos em março
Em Campo Grande, as bibliotecas públicas oferecem mais do que um espaço para leitura e exemplo disso é a Biblioteca Municipal Anna Luiza Prado Bastos. Localizada em meio à natureza do Horto Florestal, o espaço é uma boa opção para quem quer conhecer desde exposição tátil até conferir festival de xadrez neste mês.
Durante todo o ano, a biblioteca municipal conta com alguns projetos gerais com opções de férias, exposições de artes, acervo de moedas antigas, cursos para contação de histórias e espaço dedicado à acessibilidade. Mas, em março, a programação recebe novas atividades por ser seu mês de aniversário.
Fundada em 1932 pelo médico Perí Alves Campos, a biblioteca foi inicialmente chamada de Sociedade da Biblioteca de Campo Grande. Já em 1940, ela foi doada à Prefeitura e se tornou Biblioteca Municipal, por isso a comemoração dos 83 anos.
Inicialmente, o espaço ocupado era na Praça Ary Coelho, mas por ser pequeno em relação à demanda foi transferido para um prédio em frente à então estação rodoviária, em 1987. Por fim, em 1995, a biblioteca se mudou para o Horto Florestal e segue no mesmo local até hoje.
Gestora da biblioteca, Sueli de Oliveira Gonçalves explica que atualmente, há 45 mil títulos no sistema e mais 15 mil a serem inseridos. Indo desde clássicos da literatura, como uma edição de 1929 de Dom Quixote de la Mancha até livros contemporâneos em braile, como 50 Tons de Cinza, a variedade é grande.
Por isso, o local é um atrativo tanto para quem quer estudar quanto para aqueles que desejam buscar atividades diferentes.
Para fazer a carteirinha, Sueli detalha que é necessário apenas levar o RG e comprovante de residência atualizado, sem necessidade de pagamento. Para verificar quais livros podem ser levados, é necessário consultar diretamente na biblioteca.
Isso porque o armário de livros antigos, por exemplo, é disponibilizado apenas para consulta no local. “São livros que requerem um cuidado especial, mas o público tem acesso sim. Inclusive, essas obras foram doadas por pessoas de Campo Grande e continuamos abertos para receber títulos”.
Hoje, o horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h às 16h e, aos sábados, das 8h às 12h, sem interrupção para o almoço.
Confira abaixo a programação completa deste mês na Biblioteca Pública Municipal, localizada na Rua do Parque, sem número:
Até o dia 31 - Exposição de Obras das Escritoras Mulheres Brasileiras
Mara Calvis – 03 de março – 13h – Livro: Resíduo no lugar certo, Planeta Vivo e Esperto
Joanny Butrago – 08 de março – 9h – Livro: Consciência Emocional Feminina
Gabriela Schell Marques – 17 de março – 9h – Livro: Ative a força que está dentro de você
Marina Duarte – 24 de março – 9h – Livro: Quebra Torto (HQ)
03/03 – Lançamento do livro “Resíduo no lugar certo, planeta vivo e esperto” da escritora Mara Calvis
Horário: 15h
15/03 – Oficina Sensorial para a Associação de Amigos do Autista – AMA
Horário: Pela manhã às 8h e à tarde, às 13h30
25/03 – Festival de Xadrez sob a coordenação do Prof. Francisco Gonçalves
Horário: 8h às 11h
31/03 – Encerramento das comemorações de aniversário de 83 anos da Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza Prado Bastos
Horário: 9h
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).