ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

De volta a 1922, Carmen e Jô tomaram café ao estilo melindrosa

As duas participaram da programação especial do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Jéssica Fernandes | 16/02/2022 08:46
Carmem e Jô foram vestidas a caráter para o Café 1922. (Foto: Vaca Azul)
Carmem e Jô foram vestidas a caráter para o Café 1922. (Foto: Vaca Azul)

As amigas Carmen Ajala e Jô Ramos voltaram cem anos com muito estilo e elegância na tarde de ontem (15). De sapato boneca, colar de pérolas e roupas cheias de lantejoulas, elas se vestiram a caráter para participar do Café 1922. O evento, promovido pelo Sesc (Serviço Social do Comércio), faz parte da programação especial do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Com cardápio temático, o Sesc Cultura promoveu uma viagem no tempo para proporcionar ao público um pouco do clima e gostinho de 1922.  Com a curadoria de Andreia Gomes, o espaço do café trouxe elementos da semana que mudou o rumo da arte no Brasil.

Nas paredes, quadros representam os cartazes feitos na época para anunciar as exposições, enquanto outros apresentam os principais artistas responsáveis pelo movimento, como Anita Malfati, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Tarsila do Amaral.

Quadros fazem referências aos cartazes da Semana de Arte Moderna de 1922. (Foto: Vaca Azul)
Quadros fazem referências aos cartazes da Semana de Arte Moderna de 1922. (Foto: Vaca Azul)

Ao som de jazz, os visitantes tiveram uma tarde diferente, sendo que alguns foram até fantasiados. As participantes do programa TSI (Trabalho Social com Idosos), Carmen Ajala e Jô Ramos, aproveitaram a oportunidade e escolheram o estilo melindrosa como fantasia. Na década de 1922, o termo era utilizado para se referir às mulheres que adotaram as saias e vestidos curtos, além da famosa cigarrilha.

De acordo com a Carmen Ajala, o café temático proporcionou uma experiência inusitada. “Pra mim, é novidade, eu nunca vim, participei. Achei muito gostoso, eu adorei”, fala. Sobre os adereços, ela conta que não encontrou dificuldades para achar as roupas da época. “Esse aqui eu já tinha, porque todo ano, apresentamos espetáculos e nós vamos juntando tudo”, explica.

Já para a Jô Ramos, o evento conseguiu reunir elementos dos quais ela é fã. “Eu adoro, é tudo que eu gosto, porque tem dança e eu faço parte de dois grupos. Eu vim de sapato boneca, meia arrastão e o colar de pérolas, que é o referencial do estilo melindrosa mais jovial”, afirma.

No Sesc, espaço do café ganhou decoração especial. (Foto: Vaca Azul)
No Sesc, espaço do café ganhou decoração especial. (Foto: Vaca Azul)

Café 1922- No menu, a organização trouxe os principais nomes envolvidos na Semana de Arte Moderna de 1922. Por isso, os visitantes têm a chance de experimentar um enroladinho Mário Andrade, croissant Villa Lobos, pão Di Cavalcanti, Malfatti de presunto e queijo, além de um brownie do Amaral e o suco de laranja modernista.

O cardápio especial segue até sexta-feira (18), assim como outras atividades da programação. Hoje (16), acontece a exposição fotográfica “100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922” e um bate-papo sobre o “projeto estético” do Modernismo brasileiro.

Curta o Lado B no Facebook,  Instagram do Campo Grande News e Twitter. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias