Dia de São José tem bolo "recheado" com aliança em Campo Grande
Igual ao padroeiro de Campo Grande, que é Santo Antônio, São José é outro que carrega a fama de "casamenteiro"
O Dia de São José é hoje (19). E já que entre suas missões religiosas está o de formar e proteger famílias, a data é comemorada com a venda de bolos "recheados" com alianças surpresas em Campo Grande, igual é feito no Dia de Santo Antônio, que tem fama de "santo casamenteiro" e é o padroeiro da Capital.
Desde as 7h, fiéis se reúnem na Paróquia São José, que fica entre as ruas Dom Aquino e Pedro Celestino. Estão espalhados sobre uma mesa 3 mil potes de bolo de três sabores: ameixa, leite ninho e chocolate. As alianças estão escondidas em oito unidades.
As retiradas dos bolos, pela manhã, vão até as 13h. Reiniciam à tarde, a partir das 15h e vão até as 17h. Cada pote é vendido a R$ 13. Tudo o que for arrecadado será destinado às ações beneficentes da casa religiosa, segundo o padre Paulo Roberto de Oliveira, responsável pela Paróquia São José.
Fora uma missa às 6h15 e a venda de bolos, o local também terá mais duas missas hoje: às 12h e outra solene, às 19h. Haverá quermesse após a celebração do último horário.
Devotas - A reportagem foi até a paróquia na primeira hora de distribuição dos bolos e encontrou Iolanda, Kátia Helem e Marivalde, três mulheres muito devotas ao santo.
Iolanda Delmonde tem 74 anos e é aposentada. Fez questão de acordar cedo para garantir o bolo e "começar o dia com a benção de São José". Para ela, José é o maior dos santos "porque é o pai do meu salvador e é meu pai também". Quanto à aliança, espera ter a sorte de encontrar depois de se casar, ficar viúva, se casar de novo, mas ter se separado.
Kátia Helem Palermo Borges tem 49 anos e é administradora. Ela quer comer o bolo, mas não precisa encontrar a aliança porque já está casada. "Vim para rezar a missa. Estar presente significa devoção e eu sou apostolada do coração de Jesus", explica.
Marivalde dos Santos tem 71 e também é aposentada. Ela, sim, quer encontrar uma aliança para que chegue um companheiro "para viajar e passear bastante". Quanto a São José, afirma que é uma entidade religiosa sempre presente na vida de toda a sua família.
"Meu pai, quando faleceu, teve a missa de corpo presente aqui celebrada com 10 padres. Eu fui batizada nessa igreja, minhas irmãs casaram nessa igreja então nós temos muita fé em São José", narra a aposentada.
Na paróquia, contam que das quatro alianças encontradas no ano passado, três renderam ou estão com casamento certo. A taxa de sucesso alta atribuída ao milagre do santo é alta.
Quem é - O padre Paulo Roberto conta que, na tradição católica, São José foi escolhido por Deus como pai de criação de Jesus na Terra Jesus. "Ele foi indicado para cuidar da mãe de Jesus da família. O alimentou e o cuidou".
O religioso ainda explica que "ele abraçou a causa por iluminação dos anjos, servindo a Deus em Jesus Cristo".
Só conhecer São José não basta para a comunidade religiosa. Segundo o padre, foram nove dias se preparando para celebrar a data e receber a comunidade. Novenas, palestras e orações foram dedicadas a ele.
Feriado municipal - São José é padroeiro de quatro cidades de Mato Grosso do Sul.
Elas são Cassilândia, Coxim, Itaporã e Ponta Porã. Hoje é feriado no calendário municipal delas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: