ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, DOMINGO  01    CAMPO GRANDE 33º

Comportamento

Difícil é passar em vestibular, imagina ter 4 para escolher?

Alegria de Joana foi descobrir que passou em quatro faculdades para Arquitetura. “Não esperava”, disse

Thailla Torres | 04/03/2022 07:14
Joana conquistou o 1° lugar em duas faculdades e o 2° lugar em outras duas. (Foto: Harmonia)
Joana conquistou o 1° lugar em duas faculdades e o 2° lugar em outras duas. (Foto: Harmonia)

Joana Palácio Fernandes diz que dedicou quase 10 horas de cada dia em 2021, na busca de passar no vestibular e alcançar uma das faculdades que almejava. O que ela não imaginava era ver a lista de aprovados e descobrir que conseguiu passar em quatro universidades.

Nesta semana, seu desafio foi escolher onde cursar Arquitetura e Urbanismo: UFMS, Unicamp, USP e Unesp. Em duas, ela ficou em primeiro lugar e nas outras, em segundo.

Joana decidiu pela USP e já está de mala pronta com apoio da família. “Mudo na semana que vem”, diz feliz, a menina de 17 anos que fez o Ensino Médio no Colégio Harmonia.

Com quatro aprovações, o sentimento é de felicidade sem qualquer arrependimento. Isso porque para se dedicar aos estudos, Joana diz que abriu mão do entretenimento, das leituras que mais gostava e até mesmo das redes sociais para encarar os livros. “Queria passar na USP ou na Unicamp, quando vi o resultado, me surpreendi.”

Ela afirma que sempre buscou se esforçar nos estudos, mas quando chegou ao terceiro ano, encarou as disciplinas com mais intensidade e não desgrudou das atividades. Também contou com apoio incondicional dos pais para que pudesse estudar. “Sabia que precisava abrir mão por um tempo de algumas coisas que tomavam meu tempo para me dedicar aos estudos e não me arrependo. Na verdade, só me orgulho.”

Joana conta que sempre amou Matemática, mas antes de optar por Arquitetura, pensou em fazer Engenharia Mecatrônica. “Foi quando eu decidi fazer um acompanhamento psicológico para realmente conseguir escolher uma profissão. Eu também pinto, desenho e percebi que a Arquitetura tem essa mistura da minha paixão pelas artes com as exatas”.

Foi então que optou pela Arquitetura e ficou satisfeita. “Também escolhi estudar na USP pela faculdade ser integral. Na Unicamp, que era meu desejo também, o horário era noturno. Agora, viverei uma fase muito importante e estou muito feliz”.

Acompanhe o Lado B no Facebook, Instagram do Lado B e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias