ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 33º

Comportamento

Ecológico, síndico criou até cesto em bueiro para deixar de ‘herança’

Adriano explica que gosta de fazer adaptações para manter o bairro mais saudável

Por Aletheya Alves | 12/10/2024 07:56

Apesar de ouvir muito sobre criar ações para construir carreira política, o síndico Adriano Aparecido Ferreira, de 42 anos, garante que realmente só pensa no futuro. E, entre uma série de ideias, a última foi criar cestos  por conta própria para garantir que os bueiros não entupissem.

Há dois anos, ele e um morador do condomínio em que é responsável decidiram limpar um dos bueiros próximos e foi ali que a história começou com esse assunto. No processo, os dois tiraram cinco carrinhos de terra e uma grande quantidade de lixo.

“Nós estamos aqui de passagem, o que vamos deixar para as próximas gerações? Vamos ser pessoas que destruíram ou que ajudaram a melhorar o planeta? Estou fazendo isso pensando nas minhas filhas e em todos que vão ficar por aqui quando eu partir”, explica Adriano sobre suas motivações.

Especificamente sobre a ideia do cesto nos bueiros, ele conta que após a primeira limpeza, percebeu a dificuldade. Por isso, começou a pesquisar sobre formas melhores de prevenir o problema.

Ele detalha que encontrou uma série de explicações na internet, mas a melhor veio a partir de uma referência produzida em Curitiba.

“Vi que usavam muito esse cesto por lá. Meu irmão é serralheiro e quando falei sobre a ideia, ele disse que faria. Eu só precisei tirar as medidas e levar o projeto para ele fazer”, diz.

Ecológico, síndico criou até cesto em bueiro para deixar de ‘herança’

Os dois se uniram e o primeiro cesto foi construído. “Como os bueiros não são padronizados, nós precisamos medir um a um. Depois que fizemos o primeiro, vimos que deu certo e construímos outros dois aprimorados”, narra.

Para manter tudo corretamente, o síndico descreve que informou a prefeitura, assim como a Solurb até para tentar fazer com que o projeto se espalhasse por mais lugares.

Comprovando a eficácia, Adriano chamou uma equipe municipal para fazer a limpeza do bueiro que já tinha o cesto. E, segundo o síndico, a surpresa da equipe foi grande.

“Eles vieram fazer a limpeza no Varandas do Campo, viram o cesto e conseguiram ser muito mais ágeis para tirar a sujeira. Se você espera o entupimento normal, precisa vir uma equipe inteira com caminhão. Com os cestos, eles resolvem em cinco minutos”.

E, para além dos cestos, o síndico defende que a conscientização é a melhor forma da sociedade também pensar de forma mais sustentável. “Folhas e pedaços de galhos são inevitáveis de cair ali, mas o que a gente encontra esparramado pelo chão é muito triste. Cabe à população fazer sua parte, jogar o lixo adequadamente, recolher quando ver porque se cada um fizer um pouquinho, o amanhã vai ser melhor”, completa.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias