Ecológico, síndico criou até cesto em bueiro para deixar de ‘herança’
Adriano explica que gosta de fazer adaptações para manter o bairro mais saudável
Apesar de ouvir muito sobre criar ações para construir carreira política, o síndico Adriano Aparecido Ferreira, de 42 anos, garante que realmente só pensa no futuro. E, entre uma série de ideias, a última foi criar cestos por conta própria para garantir que os bueiros não entupissem.
Há dois anos, ele e um morador do condomínio em que é responsável decidiram limpar um dos bueiros próximos e foi ali que a história começou com esse assunto. No processo, os dois tiraram cinco carrinhos de terra e uma grande quantidade de lixo.
“Nós estamos aqui de passagem, o que vamos deixar para as próximas gerações? Vamos ser pessoas que destruíram ou que ajudaram a melhorar o planeta? Estou fazendo isso pensando nas minhas filhas e em todos que vão ficar por aqui quando eu partir”, explica Adriano sobre suas motivações.
Especificamente sobre a ideia do cesto nos bueiros, ele conta que após a primeira limpeza, percebeu a dificuldade. Por isso, começou a pesquisar sobre formas melhores de prevenir o problema.
Ele detalha que encontrou uma série de explicações na internet, mas a melhor veio a partir de uma referência produzida em Curitiba.
“Vi que usavam muito esse cesto por lá. Meu irmão é serralheiro e quando falei sobre a ideia, ele disse que faria. Eu só precisei tirar as medidas e levar o projeto para ele fazer”, diz.
Os dois se uniram e o primeiro cesto foi construído. “Como os bueiros não são padronizados, nós precisamos medir um a um. Depois que fizemos o primeiro, vimos que deu certo e construímos outros dois aprimorados”, narra.
Para manter tudo corretamente, o síndico descreve que informou a prefeitura, assim como a Solurb até para tentar fazer com que o projeto se espalhasse por mais lugares.
Comprovando a eficácia, Adriano chamou uma equipe municipal para fazer a limpeza do bueiro que já tinha o cesto. E, segundo o síndico, a surpresa da equipe foi grande.
“Eles vieram fazer a limpeza no Varandas do Campo, viram o cesto e conseguiram ser muito mais ágeis para tirar a sujeira. Se você espera o entupimento normal, precisa vir uma equipe inteira com caminhão. Com os cestos, eles resolvem em cinco minutos”.
E, para além dos cestos, o síndico defende que a conscientização é a melhor forma da sociedade também pensar de forma mais sustentável. “Folhas e pedaços de galhos são inevitáveis de cair ali, mas o que a gente encontra esparramado pelo chão é muito triste. Cabe à população fazer sua parte, jogar o lixo adequadamente, recolher quando ver porque se cada um fizer um pouquinho, o amanhã vai ser melhor”, completa.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.