ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Em Coxim, Ana faz maquiagens "diferentonas" e sonha ficar famosa

No interior, ela sonha em virar influenciadora digital e usa a maquiagem artística como ferramenta para buscar sucesso

Raul Delvizio | 30/01/2021 07:33
Ana Clara maquiada de bicho papão (Foto: Arquivo Pessoal)
Ana Clara maquiada de bicho papão (Foto: Arquivo Pessoal)

Em Coxim, a 258 quilômetros de Campo Grande, a acadêmica de Nutrição Ana Clara Camargo Venancio⁣, de 20 anos, sonha se tornar influenciadora digital famosa. Por isso, aposta em maquiagens exageradas que cria em casa e improvisa tudo sozinha, desde cenário, iluminação até a edição dos vídeos que posta nas redes sociais – mas sem brincar com os produtos.

"Hoje em dia já conto com parcerias e consigo mais produtos para os vídeos, até porque cada se gasta muito. De pouquinho em pouquinho, vai embora rapidão. Desde quando comecei, o improviso sempre foi meu aliado. Agora, já conto com itens que eu naquela época sonhava em ter", revela.

Aqui, uma colombina "decadente" (Foto: Arquivo Pessoal)
Aqui, uma colombina "decadente" (Foto: Arquivo Pessoal)

Ela conta que tudo começou em 2016. "Eu nem sequer postava foto. Apenas me maquiava e guardava as fotos que tirava como lembrança. Quando fazer make 'explodir' na internet, principalmente com os desafios lançados nas redes sociais, eu simplesmente me apaixonei e quis gravar também", conta.

"Inspirei muito em maquiagem gringa, que tem técnicas  diferentes das nossas. Adoro também acompanhar editoriais, com essa pegada super despojada, cores vibrantes e até uso de glitter", complementa.

Lábios viraram borboleta nessa make "fantasia" (Foto: Arquivo Pessoal)
Lábios viraram borboleta nessa make "fantasia" (Foto: Arquivo Pessoal)

Ao mesmo tempo que ficou animada, teve aquele "friozinho" na barriga pelo medo de se expor na web. "Mas resolvi ir adiante. Criei um mantra na minha cabeça: 'independente do resultado, vou continuar, nunca desistir'. E até hoje me sinto acolhida por quem assiste, isso me dá maior gás", confessa.

Por morar no interior, nem sempre seguir o sonho de maquiadora foi fácil. "Aqui os produtos são caros e o frete on-line também. Juntava dinheirinho e optava por incluir outras amigas na compra, para o custo do envio baratear. Só fui descobrir essas artimanhas quando pesquisei a fundo o universo da maquiagem, procurando tanto por qualidade quanto preço, e vendo muitos e muitos tutoriais pelo YouTube", diz.

Influenciadora das maquiagens, Ana Clara é natural de Coxim (Foto: Arquivo Pessoal)
Influenciadora das maquiagens, Ana Clara é natural de Coxim (Foto: Arquivo Pessoal)

O que era um "passatempo" foi se tornar trabalho de fato no início de 2020. Se identificando como metódica, "uma garota cheia de metas", conseguiu ralar, juntar 10 mil seguidores no seu perfil do Instagram e até ganhar parceiros no caminho.

"Mas foi um processo lento e difícil. Tive que controlar meu psicológico até porque muitas vezes me sabotava. Foi o amor que tenho pela maquiagem que me fez passar pelas crises", admite.

"Hoje, por mais que as minhas maquiagens tenham um apelo mais casual, que o público gosta, vira e mexe faço algumas artísticas, porque adoro assistir filmes de terror e fantasia, isso desde criança. É quando solto um pouquinho mais a criatividade", revela.

A jovem de 20 anos confessa que não foi fácil o processo, mas que sempre valeu a pena (Foto: Arquivo Pessoal)
A jovem de 20 anos confessa que não foi fácil o processo, mas que sempre valeu a pena (Foto: Arquivo Pessoal)

TikTok – O que demorou 1 ano para conseguir, na rede social de vídeos curtinhos e animados atingiu em apenas 1 semana. "Foi uma coisa muito aleatória. Lá é que eu posso me expressar de uma forma diferente do Instagram, fazer comédia e explorar mais esse meu lado que eu nem sabia que eu tinha, inclusive sem me preocupar com números. Em 7 dias, viralizei e já consegui 20 mil seguidores no perfil, o que foi muito louco", afirma.

Com edições precisas e super montadas, Ana já se transformou em homem, bicho papão, figura de fantasia, colombina e muito mais. Ela revela que o processo de fabricação de um vídeo para postar é relativo. "Varia muito o tempo de cada edição porque depende da música e do número de transições, fora as frustrações no caminho, isto é, um corte que deu errado e não encaixou, a dublagem que ficou atrasada, etc. Mas no final, ver o resultado compensa", confirma.

No TikTok, ela "brinca" de ser comediante (Foto: Arquivo Pessoal)
No TikTok, ela "brinca" de ser comediante (Foto: Arquivo Pessoal)

Mesmo almejando atingir MS interior, seu maior público ainda é o de Coxim – e não tem problema. "Minha cidade foi muito acolhedora comigo. Isso é gostoso, esse carinho, esse apoio, nunca entendi na verdade o que é que viram em mim, mas de alguma forma sentem empatia", acredita.

"E isso tanto de jovens quanto dos adultos. Sou muito grata. Ainda, tem quem nunca me viu antes mas já me reconhece na rua, o que é engraçado. Fora as outras meninas que também gravam conteúdo assim como eu. Até poderia existir uma rivalidade, mas isso foi super desconstruído no caminho. Hoje temos um grupinho só nosso. Quando você apoia e é apoiada, a vida fica muito mais fácil", finaliza.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Estudante de Nutrição, ela ainda sonha em se tornar referência para todo o MS (Foto: Arquivo Pessoal)
Estudante de Nutrição, ela ainda sonha em se tornar referência para todo o MS (Foto: Arquivo Pessoal)
Nos siga no Google Notícias