Em noite dos namorados, quem ama há 30 anos dá receita de ouro
Casais estão juntos há décadas compartilham segredos de uma relação duradoura e igualmente feliz
Para quem ama a mesma pessoa há mais de 30 anos, todo dia é Dia dos Namorados quando se mantém viva a paixão. Isso porque escolher a mesma pessoa todos os dias, é uma decisão fácil quando se trata da sua outra cara metade, mesmo com tantas décadas de casamento.
A história entre o casal Joelma Amaral Teodoro de Oliveira, 54, e Alfredo Roberto de Oliveira, 69, parece até enredo de novela. A família da professora e a do aposentado, eram amigas, então eles foram apresentados um ao outro dessa forma.
Joelma conta que a relação entre os dois começou em uma amizade, que naturalmente evoluiu para um romance. Hoje, eles têm 36 anos de casados, sem contar um ano e cinco meses de namoro. Juntos tiveram uma filha de 34 anos, que se casou este ano.
“Eu chamei ele pra ser meu padrinho de formatura. E aí no baile de formatura a gente começou a se gostar”, conta
Depois disso, os dois não desgrudaram mais, e se tornaram um só. Joelma e Alfredo são religiosos, então têm por base em seu casamento a religião e a fé, e contam que o segredo para se manterem sólidos por tantas décadas é continuar escolhendo e priorizando um ao outro, dia após dias.
“Somos eternos namorados. É [preciso] muita compreensão, respeito, paciência [para se manter um casamento de pé]. A gente sempre prioriza o outro”.
Paciência, cuidado, respeito, amizade e confiança são os pilares que sustentam o casamento da corretora Sônia Pedro, 62, e do representante comercial Carlos Pedro, 65. Eles estão casados há 43 anos, sem contar um ano e oito meses de namoro.
Eles se conheceram no Estado do Paraná, no início da vida adulta, e essa história Carlos relembra com muita alegria, pois tiveram um início de flerte engraçado. Sônia não queria saber dele, mas como um bom brasileiro não desiste nunca, Carlos conquistou o coração da amada vencendo pelo cansaço.
“Ela passava todo dia na frente do meu serviço e eu ficava chamando ela, e ela virava o olho. Ela não queria conversa”, conta Carlos. “Eu achava ele muito galinha, mas ele me conquistou pela insistência”, completa Sônia.
Eles sempre se encontravam nos finais de anos, Carnaval e nos bailinhos. E essa característica animada continua até os dias de hoje. Investir no amor de Sônia, e ceder às investidas de Carlos, rendeu ao casal bons frutos, e uma vida repleta de amor, felicidade e carinho. Apaixonados, os dois se consideram eternos namorados, pois para eles o “dia dos namorados é todo dia”.
“Estamos sempre juntos.Eu acho que a base é o respeito s individualidade de cada um, porque cada um tem um jeito”, diz Carlos. “A gente tem que ter muita paciência, escutar um ao outro”, completa Sônia.
A professora Adriane Mota e o servidor público Fábio Mota, 54, roubaram a cena dançando um forró bem juntinhos na Festa de Santo Antônio. Simpáticos e bem humorados, a alegria de São João combina perfeitamente com o casal, que iniciou o namoro pela internet.
Eles contam que se conheceram em um site online de jogos de bingo e poker. Na época, Adriane morava em Corumbá, e Fábio na Capital. Eles começaram a interagir a partir dos jogos, e namoraram por dois anos a distância, até ela vir do interior para conhecê-lo pessoalmente.
Foi nas dependências da Rodoviária de Campo Grande que o olha entre os dois se cruzou pela primeira vez, em 2011. Sincero, Fábio descreve que o clima ficou “quente”, assim que se viram. O primeiro beijo rolou lá mesmo, com todos olhando.
“A gente se viu [pela primeira vez], e pareceu que a gente já desconhecia. Aí, em três meses, a gente estava casado”, conta o casal, que precisou de muita paciência e cumplicidade para aguentar os dois longos anos de relacionamento à distância.
Fábio finaliza dizendo que o casal é muito animado, gosta de dançar, jogar, sair e “viver o São João”. “Apesar que foi um sufoco pra arrastar ela hoj, pra vir aqui”, brinca o esposo.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.