Ensaio em casa só parece simples, mas torna o 1° álbum de família mais especial
Aquele ensaio com o bebê ainda na barriga, pode ficar surpreendente no aconchego do lar
Mais do que aquele pôr sol radiante ou a paisagem natural em um parque da cidade, fazer um ensaio fotográfico dentro de casa por ser tão especial quanto em ambiente externo. É a chance de contar um pouco da história da família no cantinho onde não falta amor e no final do dia vira refúgio. Foi assim com o casal Tácia Carolina Prado Ronda e Ricardo Oliveira, que abriram mão de todos os lugares para fazer o ensaio de gestante dentro de casa, garantindo de sala a cozinha como cenários.
Ela arquiteta e ele engenheiro civil, a casa é a edificação de um sonho a dois e, por isso, virou protagonista em um ensaio à espera da chega do primeiro filho, o pequeno Hugo, que já nasceu.
“Quando ele me pediu em casamento, ele me trouxe à essa casa que na verdade ainda era somente um terreno vazio. No pedido ele dizia que deseja construir uma casa para viver comigo”, lembra Tácia.
Ao organizar o casamento o noivo questionou se a casa seria construída do jeito que o casal sonhava. Não deu outra, o casamento saiu e a casa ficou pronta só 5 meses depois. “Entramos na casa ainda com massa corrida. No nosso quarto tinha só uma cama e o criado mudo era uma cadeirinha de acampamento, isso tudo até a gente deixar tudo do jeito que a gente queria”.
Ao descobrir a gravidez o casal correu para deixar tudo pronto para quando o bebê chegasse. O resultado foi uma casa do jeitinho que Tácia e Ricardo sonhavam o que impulsionou o casal a usar o lar como cenário para as primeiras fotos em família. “Eu imaginava fotos ao ar livre, só que nunca dava certo porque o tempo não colaborava. Com o tempo passei a pensar que nossa casa era bacana e cada cantinho tem tudo a ver com a gente, achamos a ideia do ensaio muito bacana”.
A mesma escolha fez a mamãe Geicy Fernandes que não pensou duas vezes em fazer o ensaio dentro de casa após ser presenteada com um sessão fotográfica. "Queríamos algo natural, verdadeiro e que retratasse nossa realidade. Ela [fotógrafa] nos falou em fazer as fotos em casa. Teríamos tudo aquilo que queríamos e ainda estaríamos no aconchego do nosso lar".
A experiência, segundo Geicy, foi natural e mais acolhedora. "As fotos saíram mais lindas do que a gente esperava. Nossa fotógrafa teve uma percepção e sensibilidade muito grande. Isso nos deixou mais à vontade e no final tivemos um ensaio maravilhoso".
O desejo também foi simples para Bruna Laiz de Souza Meneses Higa que escolheu fazer as fotos em casa. "Ali seria o lar do bebê que estava prestes a chegar, e nada melhor que estar em sintonia com nosso bebê no aconchego de nossa casa".
Durante a gestação, Bruna sonhou e idealizou muito esse momento. "Por isso, queria deixar registrado através da fotografia toda nossa serenidade, calma, e todo amor que estava ali naquele lugar. Estávamos felizes e serenos. Relaxados e deixando a naturalidade do ambiente tomar conta de cada detalhe. Uma memória de um momento único", declara.