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Comportamento

Escola pública de MS ganha prêmio nacional por trabalho desenvolvido com jovens

Escola Municipal de Ribas do Rio Pardo foi contemplada por premiação do Instituto Tomie Ohtake

Por Idaicy Solano | 08/11/2023 10:23
Escola recebeu prêmio nacional por trabalho desenvolvido com jovens adultos (Foto: Divulgação)
Escola recebeu prêmio nacional por trabalho desenvolvido com jovens adultos (Foto: Divulgação)

A Escola Municipal Professora Mareide Monteiro de Lima, do município de Ribas do Rio Pardo, foi premiada no 7° Prêmio Territórios Tomie Ohtake, pelo trabalho dedicado à Educação de Jovens e Adultos.

A premiação é feita anualmente pelo Instituto Tomie Ohtake, sediado em São Paulo, que reconhece trabalhos que promovem ações de escolas públicas de ética amorosa e os princípios da Educação Integral, considerando processos de aprendizagem e os vínculos com os estudantes, suas famílias e as comunidades.

Segundo o coordenador pedagógico da escola Aparecido de Souza, as ações pedagógicas têm mobilizado aprendizagens na perspectiva da inclusão social, digital, empregabilidade, resgate da autoestima, respeito e valorização dos saberes.

“Este é um momento de grande alegria para toda a nossa comunidade escolar. A nossa prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, não tem medido esforços para fazer, das escolas, espaços de transformação social e econômica por meio da alfabetização”, explica o coordenador.

A escola premiada no Estado está situada em uma região que concentra o maior número de pessoas não escolarizadas do município de Ribas do Rio Pardo, distante 103 quilômetros da Capital. De acordo com o secretário de Educação de Ribas do Rio Pardo, Nizael Almeida, além das aulas, os alunos fizeram visitas aos pontos turísticos de Campo Grande.

[Os estudantes] em sua maioria pela primeira vez, [foram] conhecer o Bioparque Pantanal, o Museu de Arqueologia e o Museu da Imagem e Som, além de assistir a espetáculos circenses e peças teatrais, fomentando também a participação cidadã”, destaca o secretário.

Prêmio reconhece trabalhos que promovem ações de escolas públicas de ética amorosa e os princípios da Educação Integral (Foto: Divulgação)
Prêmio reconhece trabalhos que promovem ações de escolas públicas de ética amorosa e os princípios da Educação Integral (Foto: Divulgação)

Almeida relata que o município está "com o coração em festa", mas os desafios pela frente ainda são grandes. O município trabalha para promover a ampliação de oferta nas turmas de EJA e busca parcerias com instituições públicas e privadas para assegurar participação e permanência dos estudantes.

“O nosso sonho é zerar o analfabetismo na cidade e ampliar o nível de escolaridade de quem vive aqui. Queremos fazer isso de forma colaborativa e compartilhada com muitas instituições”, afirma Almeida.

Escola públicas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Roraima e Maranhão também foram premiadas na edição deste ano do Instituto Tomie Ohtake.

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