Escola pública de MS ganha prêmio nacional por trabalho desenvolvido com jovens
Escola Municipal de Ribas do Rio Pardo foi contemplada por premiação do Instituto Tomie Ohtake
A Escola Municipal Professora Mareide Monteiro de Lima, do município de Ribas do Rio Pardo, foi premiada no 7° Prêmio Territórios Tomie Ohtake, pelo trabalho dedicado à Educação de Jovens e Adultos.
A premiação é feita anualmente pelo Instituto Tomie Ohtake, sediado em São Paulo, que reconhece trabalhos que promovem ações de escolas públicas de ética amorosa e os princípios da Educação Integral, considerando processos de aprendizagem e os vínculos com os estudantes, suas famílias e as comunidades.
Segundo o coordenador pedagógico da escola Aparecido de Souza, as ações pedagógicas têm mobilizado aprendizagens na perspectiva da inclusão social, digital, empregabilidade, resgate da autoestima, respeito e valorização dos saberes.
“Este é um momento de grande alegria para toda a nossa comunidade escolar. A nossa prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, não tem medido esforços para fazer, das escolas, espaços de transformação social e econômica por meio da alfabetização”, explica o coordenador.
A escola premiada no Estado está situada em uma região que concentra o maior número de pessoas não escolarizadas do município de Ribas do Rio Pardo, distante 103 quilômetros da Capital. De acordo com o secretário de Educação de Ribas do Rio Pardo, Nizael Almeida, além das aulas, os alunos fizeram visitas aos pontos turísticos de Campo Grande.
[Os estudantes] em sua maioria pela primeira vez, [foram] conhecer o Bioparque Pantanal, o Museu de Arqueologia e o Museu da Imagem e Som, além de assistir a espetáculos circenses e peças teatrais, fomentando também a participação cidadã”, destaca o secretário.
Almeida relata que o município está "com o coração em festa", mas os desafios pela frente ainda são grandes. O município trabalha para promover a ampliação de oferta nas turmas de EJA e busca parcerias com instituições públicas e privadas para assegurar participação e permanência dos estudantes.
“O nosso sonho é zerar o analfabetismo na cidade e ampliar o nível de escolaridade de quem vive aqui. Queremos fazer isso de forma colaborativa e compartilhada com muitas instituições”, afirma Almeida.
Escola públicas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Roraima e Maranhão também foram premiadas na edição deste ano do Instituto Tomie Ohtake.
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