Fora das corridas, Jeferson se diverte fotografando o povo de graça
Publicitário dedica finais de semana a projeto que fotografa pessoas se exercitando no Parque dos Poderes
Uma lesão no joelho colocou uma pausa no hobby do publicitário Jeferson Alves do Nascimento, de 39 anos, mas não impediu que ele registrasse a alegria de outras pessoas enquanto realizavam o que ele amava: correr no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Foi assim que nasceu o projeto Fotos Free. Iniciativa que deixa guardado momentos em que os corredores, amadores, ou não, passam por determinado trecho do local.
O equipamento fotográfico, esquecido desde 2011, foi tirado do baú para realizar a iniciativa gratuita. Jeferson comprou porque queria fazer fotos de casamento. Entretanto, anos depois e de algumas tentativas, percebeu que não se encaixava no ramo.
“Sempre tive um amor pela fotografia e então surgiu a ideia: por que não pegar minha câmera e explorar o Parque dos Poderes? Parti para o Parque em uma tarde de domingo, sem um plano definido, apenas com a intenção de capturar momentos. Enquanto caminhava e fotografava, um rapaz se aproximou correndo. Capturei uma sequência de fotos dele. O corredor passou por mim e retornou, curioso sobre onde poderia obter aquelas imagens. Trocamos contatos, prometendo enviar as fotos”.
A realização do primeiro cliente em se ver correndo motivou a publicitário a de fato criar o projeto. “Desejava que mais pessoas pudessem ter fotos incríveis para compartilhar, incentivando uma vida ativa e saudável".
Como funciona
Ao Lado B, ele explica que todas as sextas-feiras, compartilha no story do Instagram as datas e os locais em que estará no Parque durante os finais de semana. No lugar, ele instala um banner que questiona quem passa: Quer uma foto legal?
Se a resposta for sim. O papel instrui a pessoa a passar pela sinalização demarcada no chão fazendo uma pose. ”Marco a área com cones. Registro imagens de todos que atravessam essa demarcação. Durante um único fim de semana, aproximadamente 5 mil fotos são capturadas”.
As imagens são separadas por datas no perfil do fotógrafo e as fotos, tiradas normalmente, aos sábados, das 7h às 9h e aos domingos, das 7h às 10h.
Jeferson acrescenta que também deixa disponível uma chave pix caso as pessoas queiram contribuir financeiramente com o projeto. “Qualquer valor é bem-vindo. Além disso, as pessoas podem apoiar marcando nossa página em suas postagens e compartilhando nosso conteúdo”.
Sucesso
O idealizador da iniciativa, criada há seis meses, não esperava que a ação fosse tão bem recebida pelos corredores. Apenas no mês de novembro, a página registrou mais de 9 mil acessos às fotos. Os registros viram estopim para criação de uma amizade entre o fotógrafo e os fotografados.
“Elas frequentam o local, param para conversar, e essa interação é incrível. Capturo momentos de diversas atividades, desde atletas correndo até pessoas em treinos de bicicleta, quem está passeando com seus cachorros, famílias caminhando ou se divertindo com triciclos, a galera do patins a turma do skate. Estamos lá para eternizar esses momentos em imagens belas, promovendo alegria e inspiração para todos”.
Com o projeto, o publicitário consegue ajudar quem gosta de ter ao menos uma memória daquilo que realiza com amor, e ainda divulgar o trabalho desenvolvido. “Eu estou amando, o meu sentimento é de dever cumprido. Sempre tive vontade de ajudar as pessoas, mas esbarrava na questão de dinheiro. Com as fotos posso doar meu trabalho e motivar a galera a se movimentar e curtir o Parque”.
Jeferson ainda lembra de histórias que marcaram durante esses meses de iniciativa. Como o caso de um senhor que passou por uma cirurgia de câncer e corria 7km após superar a doença ou um jovem que fez uma cirurgia bariátrica e estava feliz em estar se exercitando.
“Ouvir que estou motivando as pessoas a irem ao Parque para fotografar e se movimentar é bastante gratificante. Cada foto conta uma história. Cada história compartilhada é uma fonte de inspiração”.
Os interessados podem encontrar as fotos no Instagram @FotosFree.cg. A iniciativa é gratuita.
Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.