Histórias de MS que emocionaram o Brasil concorrem a prêmio
Uber que salvou mulher de pular da ponte e agente que pagou passagem para casal que levou golpe são finalistas
Duas histórias de Campo Grande que envolvem atendimento e uma cientista sul-mato-grossense são finalistas no Prêmio Razões Para Acreditar, que vai celebrar personagens populares das histórias mais inspiradoras de 2021.
A cerimônia de premiação será em formato digital, no dia 07 de dezembro, com apresentação do ator, diretor e roteirista Fábio Porchat e da empreendedora e ativista Sauanne Bispo.
A narrativa que salvou uma mulher do suicídio, comoveu a cidade e foi parar até nos jornais nacionais, além disso, causou uma reviravolta na vida do motorista, que até hoje, é conhecido como “anjo do Uber”.
Quando o caso foi narrado pelo Campo Grande News, em janeiro deste ano, Anthony estava com a mãe hospitalizada. Ela sofria com sequelas da covid e chegou a ficar 23 dias intubada. “Eu tinha medo de não ter a chance de contar essa história para ela”, lembra.
Após sair do coma e recuperar a consciência, na primeira oportunidade, Anthony emocionou a mãe com a experiência que ele nunca imaginou viver. “Eu contei para ela que acreditava que Deus tenha me usado naquela hora para salvar a vida daquela mulher”.
Mas ele diz que não imaginava concorrer ao prêmio na categoria Atendimento. “Foi uma surpresa. Eu lembro que quando tudo me aconteceu, não imaginava aquela proporção. Mas independente da repercussão, eu faria isso de novo a qualquer momento e por qualquer pessoa”.
Hoje, ele diz que não é a mesma pessoa. “Mudou muita coisa na minha vida. Comecei a olhar tudo de outro jeito, com outros olhos. Quero ser um pai melhor, um filho melhor, um melhor amigo”, afirma.
Também na categoria Atendimento, o fotógrafo Raphael Cavaleiro, fotógrafo que pagou passagens para família de casal surdo vítima de golpe, é um dos três finalistas.
Em fevereiro, o Lado B contou sobre o gesto de solidariedade dele, que comoveu trabalhadores da companhia aérea no Aeroporto Internacional de Campo Grande e sites nacionais, inclusive, o Razões para Acreditar.
Surpreso, mas igualmente feliz, Raphael se emociona ao lembrar-se do episódio. “Pra mim, sempre foi algo normal ajudar as pessoas de forma anônima e discreta, nunca gostei de visualizações, mas em contrapartida, isso só reforçou em mim, a vontade que eu tenho de ajudar ao próximo e seguir o meu coração”.
O fotógrafo atribui o gesto à sua criação e também aos valores da empresa. “É claro que eu fui muito além do que é passado no meu ofício, mas naquele momento, eu podia fazer além. Não sou ONG, não sou instituição de caridade, mas sinto a vontade de ajudar as pessoas quando posso”, finaliza.
Quem também concorre ao prêmio, mas na categoria Cientista, é a biológa sul-mato-grossense Neiva Guedes, reconhecida por salvar arara azul da extinção. Este ano, inclusive, a Neiva foi reconhecida pela ONU como uma das principais cientistas do mundo.
Neiva é natural de Ponta Porã, mestre em Ciências Florestais e doutora em Zoologia. Ela é pesquisadora e professora do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp e presidente do Instituto Arara Azul, que existe há 30 anos.
O Prêmio Razões para Acreditar vai celebrar pessoas comuns, em 16 categorias: gentileza, mulheres inspiradoras, profissionais da saúde, filho(a) grato(a), empreendedor(a) criativo(a), animais companheiros, celebridade engajada, cientista/pesquisador(a), LGBTQIA+, professor(a) dedicado(a), vaquinha emocionante, pai extraordinário, mãe surpreendente, atendimento humanizado, criança heroína e PCD.
Para votar nos finalistas campo-grandenses, clique aqui.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.