Josefa até queria ser mais nova, mas é feliz por chegar aos 100 anos
Ela celebrou o aniversário na tarde de sábado (23) acompanhada pela família que destacou a bondade da baiana
Josefa Pereira dos Santos completou cem anos rodeada dos filhos, netos e bisnetos. A família fez uma festa para marcar a data na tarde de sábado (23) com almoço, música, decoração especial e muito carinho em torno da aniversariante.
Natural da Bahia, Josefa veio para Mato Grosso do Sul há décadas atrás. Em Campo Grande, ela teve, criou os 10 filhos, viu os 25 netos nascerem e os incontáveis bisnetos também.
Usando um conjuntinho verde e branco e com o cabelo preso num toque, a aniversariante almoçava tranquilamente em uma das diversas mesas espalhadas na casa. O lugar estava cheio, muitos convidados compareceram e ainda faltavam chegar alguns.
Apesar de ser um pouco tímida, Josefa conversou alguns minutos com a reportagem. O diálogo foi intermediado por uma das netas e bisnetas que ajudavam a centenária a entender a pergunta, repetindo para ela mais de uma vez.
Ter chegado aos cem rodeada pelos familiares, segundo ela, é motivo de gratidão à Deus. "Eu tô muito feliz, é uma benção de Deus", afirma. No aniversário, aliás, ela tinha só um desejo. “Que Deus me dê muito mais saúde", diz. Em outro momento da história, Josefa fez até uma gracinha. "Eu só queria ser mais nova", conta.
Relíquia da família, a centenária era cuidada por todos durante a festa. Eram muitos os abraços, parabéns e presentes que se acumulam em um dos cantos do salão de festa. Uma das presentes na celebração era Sueli Perez, de 51 anos. Ela comenta a alegria que é poder ver a vó chegar aos cem anos.
“Pra mim é um privilégio, é uma benção de Deus minha vó estar aqui com saúde. Eu sou fascinada por ela, falo que ela é minha princesa, agradeço a Deus por ela estar conosco todos os dias. É uma alegria”, frisa.
Uma das filhas, Edzia Pereira dos Santos, elogiou a bondade que a mãe carrega e como ela é capaz de auxiliar qualquer um que precise. “É uma pessoa de um coração tão grande que nunca vi igual. Ela é capaz de tirar tudo dela pra dar pros outros, tem uma ingenuidade, partilha, é amorosa com os filhos.
Esse lado carinhoso de Josefa é algo que estava nítido em pequenos detalhes, como a garrafa que decorava a mesa. Grudada nela estava um papel de ‘Josefa faz 100 anos’ onde escreveram a frase ‘um século de amor, carinho, histórias e muitas memórias’.
Esse lado carinhoso de Josefa é algo que estava nítido em pequenos detalhes, como a garrafa que decorava a mesa. Grudada nela estava um papel de ‘Josefa faz 100 anos’ onde escreveram a frase ‘um século de amor, carinho, histórias e muitas memórias’.
Planejada desde o começo do ano pelos filhos e outros familiares, a festa para a centenária foi uma verdadeira surpresa. A bisneta Jéssica Perez, de 23 anos, comenta que todos os aniversários são celebradas, porém esse deveria ser mais especial. "A gente comemora com algo mais simples, mas hoje resolvemos fazer a festa porque esse momento é único. Pensamos em fazer algo bem animado e a surpresa para ela”, pontua.
Animação não faltou na comemoração que teve uma dupla de cantores, sendo um deles o bisneto da centenária. Para acompanhar a cantoria teve um buffet com churrasco e novas memórias para esses cem anos de vida de Josefa.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.