ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Comportamento

Lucas espalha arte pelo comércio doando painéis de grafite

Há 1 mês, artista começou o projeto que colore os muros de lanchonetes e bares da cidade

Jéssica Fernandes | 29/06/2023 07:31
No TikTok, jovem mostra resultado da transformação da fachada. (Foto: Reprodução)
No TikTok, jovem mostra resultado da transformação da fachada. (Foto: Reprodução)

Os muros sem vida e sem cor ganham artes cheias de criatividade de Lucas Nascimento, de 26 anos. Há 1 mês, o artista que assina como ‘Rabisco Easy’ presenteia proprietários de estabelecimento com um grafite que muda completamente a fachada do bar ou da lanchonete.

No TikTok, o grafiteiro compartilha o projeto que beneficia comércios localizados em regiões longe do Centro de Campo Grande. “Eu vou nos lugares mais humildes, não vou fazer um lance desse pra uma pessoa que tem condição de pagar”, explica.

Aos sábados e domingos, ele anda pelas ruas buscando o próximo muro que irá colorir de presente. Ao encontrar o lugar certo, ele entra e faz o convite para o proprietário que além de aceitar a ideia do grafiteiro também participa do vídeo.

Veja o vídeo:

Tudo ocorre de forma espontânea e durante uma hora Lucas se dedica ao processo que é mostrado do começo ao fim nas redes sociais. “Eu não gosto de fazer nada antes, faço na hora, fica mais fácil”, diz.

O artista fala sobre o projeto que é só um dos conteúdos compartilhados na rede social. “Eu posto bastante vídeo no TikTok, faço grafite na rua, dou umas dicas e decidi dar um presente mais humano. Elas gostam muito porque vou nos lugares onde as pessoas não tem condição de investir numa fachada”, conta.

No Tik Tok, Lucas postou o vídeo de transformação da lanchonete PapaLéguas, o Bar do Renato e o Bar da Tai. Ao todo, o grafiteiro transformou sete locais, mas por enquanto apenas três estão na internet.

A divulgação da iniciativa chamou a atenção de seguidores e proprietários de estabelecimentos, que já estão entre os mais de 30 nomes da lista do grafiteiro. Os bares são só o começo para o grafiteiro que já coloriu barbearia e o espaço infantil de uma igreja.

Enquanto dedica os sábados e domingos ao grafite e a edição dos vídeos, Lucas passa a semana trabalhando em projetos de irrigação e movimentação de água para gado. Apesar do grafite não ser o trabalho principal e  fonte de renda, ele deu um jeito de conseguir lucrar com a arte.

Como criador de conteúdo, o grafiteiro tem mais de 8.2 milhões de visualizações e 531 mil seguidores. Através das visualizações nos vídeos, onde também dá dicas de grafite, ele consegue monetizar com o material.

A retomada no grafite coincidiu com a produção de conteúdo. Há 1 ano, Lucas voltou a grafitar depois de ficar quatro anos sem pegar a lata de spray. “Comecei no grafite no ensino médio, parei em 2017 e há um ano atrás voltei a postar no TikTok e o vídeo viralizou”, relata.

Quem quiser acompanhar o trabalho, o perfil no Instagram e TikTok é @rabiscoeasy 

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias