Mário é tão gentil com os clientes, que alguns ficam assustados
Mário é garçom que veio de São Paulo e tem surpreendido o campo-grandense acostumado a ser esculhambado
Há 15 anos, Mário Fernandes de Brito Junior planta sementes do bom atendimento por onde passa. Natural de São Paulo, ele se mudou para Campo Grande para ser garçom em uma rede de restaurantes e ganhou status de “melhor garçom” pela gentiliza.
Hoje, Dia Mundial da Gentileza, decidimos contar a história dele. E isso não é papo de quem tenta se promover, viu? Até nas avaliações do restaurante na internet você encontra depoimento de clientes que elogiam o carisma e o bom atendimento de Mário.
Além de ter sido atendida por ele em um dia pra lá de turbulento, a gentileza do garçom, notável no sorriso e nas palavras, fez quem estava na mesa repensar até que ponto vale a pena insistir no mau humor.
O que para ele é visto como algo comum em São Paulo, em Campo Grande surpreende. Nos últimos meses, ele ouviu de muita gente que seu sorriso, sua alegria e bom atendimento são notáveis. “Eu só faço o que eu gosto, mas muita gente quando me vê já supõe que eu não sou daqui”.
Não é por menos. Quem frequenta estabelecimentos de Campo Grande sabe que aqui o atendimento é precário. Há quem diga que o campo-grandense está até acostumado a ser esculhambado, por isso, sente um calafrio quando dá de cara com pessoas como Mário.
“Quando começo a atender já me perguntou se eu sou daqui. Quando digo que não, eles dizem que já sabiam, porque não tem atendimento assim aqui”, conta.
Mário é garçom desde os 15 anos, começou trabalhando em um buffet e jura que se apaixonou pela experiência. “A empatia das pessoas a partir do resultado do meu esforço me motivou a continuar fazendo sempre o melhor”.
Apesar de ouvir muito das pessoas que o atendimento e a simpatia do campo-grandense é algo duvidoso, Mário não compartilha da mesma opinião, e acredita que muita coisa pode mudar a partir do cliente. “O segredo é tratar o próximo como você gostaria de ser tratado”.
Ele garante que o trabalho e a simpatia nunca incomodaram os fregueses. “Já ganhei até troféu”, celebra.
Na opinião dele, cada um tem um jeito de trabalhar, mas a forma como líderes conduzem o trabalho com os garçons também influencia no atendimento. “Uma vez, o cliente ficou bravo por conta do atraso dos pratos, nem era minha mesa de atendimento, mas ele me desrespeitou. Nessa hora não fiquei quieto, reportei tudo à minha gerência. O cliente foi convidado a se retirar do por conta da grosseria, fiquei melhor depois da atitude tomada pelos meus líderes”, afirma.
Antes de encerrar o atendimento, Mário ainda dá dicas para quem deseja fazer sucesso como garçom. “Tenha empatia, força de vontade e equilíbrio psicológico em momentos de tensão, ter integridade é essencial”, afirma.
Desafio - O Dia Mundial da Gentileza celebrado em diversos países marca a data da abertura da "1ª Conferência Mundial do Movimento da Bondade" ocorrida na cidade japonesa de Tóquio em 1998, e do aniversário do Movimento Mundial da Gentileza, que surgiu em 1996 num pequeno encontro no Japão.
Neste dia, o Lado B te convida a contar qual gesto de gentileza te fez uma pessoa melhor nos últimos tempos?
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.