ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

Mesária há 22 anos, Simone gosta e se prepara para 12ª eleição

Ela diz que mesmo ouvindo comentários ruins pelo trabalho voluntário, segue querendo ajudar

Aletheya Alves | 21/02/2022 07:46
Mesária, Simone Loiola com título de eleitor em mãos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Mesária, Simone Loiola com título de eleitor em mãos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Quando completou 18 anos, Simone Loiola tirou seu título de eleitor e, sem nem esperar, aceitou a missão de ser mesária voluntária. Desde então, já se passaram 22 anos com a voluntária marcando presença em toda votação.

Moradora de Coronel Sapucaia, a 400 quilômetros de Campo Grande, Simone começou a trabalhar nas eleições de 2000 e agora, se prepara para sua 12ª edição, que será neste ano. Enquanto algumas pessoas da sua família não gostavam muito de votar, ela conta que sempre se interessou pela cidadania e, em consequência, pela democracia.

“Quando eu recebi a primeira convocação, achei uma tamanha responsabilidade, mas também uma oportunidade de conhecer e servir nesse trabalho”, explica. Desde então, a mesária virou figurinha confirmada na organização das eleições e diz que nem consegue mais se imaginar fora do processo.

Consequência da frequência garantida, quem vota há algum tempo na sessão eleitoral de Simone, nem precisa se preocupar em olhar os números no título de eleitor, já que a mesária ficou conhecida e mostra o caminho. Entre chegadas e saídas, há quem até se aproxime da funcionária dizendo que já esperava por ela.

Hoje com 40 anos, Simone explica que nessas duas décadas, também precisou enfrentar situações complicadas envolvendo desde eleitores querendo “bagunçar” as votações até confusões com seu trabalho. “Já me deparei com fanáticos que querem tumultuar, mas pouquíssimas vezes. Outra questão é que a maioria das pessoas confunde o trabalho do mesário, a boa vontade e o servir com políticos corruptos.”

“É um trabalho que, no geral, julgo importante que a discrição e também a excessiva responsabilidade, porque ali, inúmeras pessoas estão exercendo sua cidadania”, comenta.

Sobre as eleições deste ano, que serão para Presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais, a servidora diz que ainda não foi convocada, mas que já está se preparando para participar. Incentivando quem fica na dúvida sobre votar ou não, ela destaca que a democracia é importante para a conquista de direitos dos cidadãos, assim como para que eles tenham voz.

Acompanhe o Lado B no Facebook, Instagram do Campo Grande News e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias