ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

MS ganha ‘Dia da Mulher Artista’ em homenagem a Lídia Baís

O dia 22 de abril, escolhido para a celebração, coincide com o nascimento da artista Lídia Baís

Por Thailla Torres | 21/03/2024 10:14
O objetivo da data é homenagear e fomentar a produção artística de autoria feminina na região
O objetivo da data é homenagear e fomentar a produção artística de autoria feminina na região

Mato Grosso do Sul agora tem dia especial para celebrar a mulher artista sul-mato-grossense. O talento delas será sempre no dia 22 de março, como homenagem também à pintora, escritora e compositora Lídia Bais.

A data foi definida através da Lei nº 6.204, de 20 de março de 2024, publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (21).

Lídia Baís é considerada uma precursora das artes plásticas no estado, tendo deixado um legado significativo para a cultura sul-mato-grossense. O dia 22 de abril, escolhido para a celebração, coincide com o nascimento dela, destacando assim sua contribuição para o cenário artístico local.

O objetivo da data é homenagear e fomentar a produção artística de autoria feminina na região, reconhecendo e valorizando a contribuição das artistas mulheres para a cultura local. Além disso, a data busca incentivar a realização de eventos, exposições e atividades de promoção da arte produzida por mulheres em todo o estado.

Em comemoração a essa iniciativa, serão promovidas diversas ações em todo o estado de Mato Grosso do Sul. Estão previstos debates, seminários e atividades educativas sobre o papel da mulher na arte sul-mato-grossense, além da divulgação dos trabalhos artísticos de mulheres da região.

A data passa a integrar o anexo do calendário oficial de eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.

Lídia - A multiartista nasceu em 1900 no coração de uma das famílias que, com o tempo, se tornaria uma das mais importantes de Campo Grande. Filha do italiano Bernardo Franco Baís e de Amélia Alexandrina, de Coxim, Lídia era a caçula de sua família e passaria grande parte da sua vida entre as margens do Segredo e a ferrovia, mas sua veia artística, ousadia e talento a levariam para outros lugares do mundo.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias