No dia da benção aos animais, “Sapeca” celebra cura do câncer
Paróquia São Francisco de Assis recebe nesta sexta-feira (4), até 17h30, os pets para a tradicional benção
Antes das oito da manhã a Paróquia São Francisco de Assis começava a receber os primeiros cachorros e gatos trazidos pelos respectivos tutores para ganhar a benção do frei. O costume é tradição na paróquia, já que nesta sexta-feira (4) é celebrado o dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da ecologia.
Até às 17h30, os animais poderão ganhar a benção, que é vista como um gesto de carinho e devoção por quem a concede. O Frei Pedro Renato Pereira da Silva comenta que espiritualidade franciscana se espalhou pelo bairro há 74 anos e o dia de hoje é marcado pela felicidade.
“São Francisco de Assis foi declarado o patrono da ecologia e esse dia fica ainda mais marcado com o cuidado aos animais. É um momento de alegria poder estender a benção de Deus a todas as pessoas e a toda criação”, afirma.
Ivonete Alexandre da Rocha Mascarenhas, de 58 anos, chegou no primeiro horário da benção com a Sapeca a tiracolo. A pinscher, de 6 anos, foi diagnosticada com câncer e a ida à paróquia faz parte da promessa feita pela tutora.
“Eu fiz um propósito de trazê-la todo ano se ela se recuperasse bem da cirurgia e passasse por aquele período de quimioterapia da melhor maneira possível. Eu trago todo ano acreditando que São Francisco fez um milagre na recuperação dela”, relata a aposentada.
Pela primeira vez, a Biela, de 1 ano e oito meses, compareceu na igreja levada pelo casal Yasmin Rosa, de 21 anos, e Matheus Davalos, de 25 anos. Os estudantes são devotos de São Francisco e tinham como propósito levar a border collie para ganhar a benção.
Matheus diz que a ocasião faz a diferença na vida do fiel, pois é possível integrar a comunidade e os animais. “É muito importante para nós, para os outros bichinhos e tutores que estão afastados da paróquia. A gente consegue ter essa vivência católica mais próxima, principalmente em uma paróquia tão importante dentro da cidade”, fala.
Apesar dos cachorros serem maioria, os gatos também marcaram presença no local. De dentro da caixa de transporte, os felinos ganharam a benção do frei que seguirá repetindo o gesto até 17h30.
Os cães Marshmallow, de 7 anos, e Zezé, de 2 anos, foram levados por Ilza Paes, de 54 anos. A servidora pública fez questão de pegar o cachorro da filha, o Zezé, para participar da tradição.
Na opinião da tutora, os pets só têm a ganhar com a ação. “Eu venho aqui há sete anos desde que estou com o Marshmallow. É muito bom trazê-los aqui, faz um bem muito grande. Eu acho que o March fica mais tranquilo”, declara.
Tem quem acredite que a benção inclusive melhora o humor do animal. É o que afirma Danyelle de Carvalho, de 36 anos, que há dois anos leva o Romeu. “Eu trago para ver se ele fica mais calminho, ele fica uns quatro dias mais calminho”, comenta. A autônoma continua e fala que o cachorro consegue até dar um passeio. “É importante a data de hoje para o Romeu ver outros cachorrinhos, passear e receber a benção”, afirma.
A Paróquia São Francisco de Assis está localizada na Rua 14 de Julho, 4213, Bairro São Franciso. A benção segue até 17h30 desta sexta-feira (04).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.