Pinheiro que lembra coração é o que ficou do grande amor de Leontina
Floriano faleceu há três anos e agora, é Leontina que cuida da árvore gigante
O pinheiro gigante que lembra um coração é um dos pontos de atração dos curiosos que cruzam a Rua Xingu, no Bairro Vila Rica. De aparência impecável, a árvore é uma recordação que a Dona Leontina Medeiros, 90 anos, tem do marido Floriano Martins Barbosa. Ele partiu há três anos e foi o responsável por plantar o pinheiro no pequeno jardim da residência, mas que chama a atenção de quem passa.
Com um ar que transitava entre seriedade e bom humor, Leontina conversou somente por alguns minutos e disse que não via problema em dar entrevista. “Se não for tomar partido, falar mal de alguém, tudo bem”, advertiu.
Mas ressabiada, ele nem quis ir até o portão. Da porta de madeira, ela contou que a planta tem 26 anos e que, em todo esse período, não foi podada nenhuma vez. “É da natureza dele ser assim”, afirma. A princípio, Leontina não entendeu o motivo da curiosidade com o pinheiro, mas depois, foi soltando algumas curiosidades sobre ele.
A senhora de 90 anos garantiu que era a primeira vez que viu alguém parar para tirar foto dele. Mesmo assim, confirmou que o pinheiro chama a atenção das pessoas e não é difícil alguém parar e dar uma olhadinha mais de perto. “O pessoal só admira, acham bonito”, fala.
Nas quase três décadas ali, além de não ser cortada, a árvore jamais foi enfeitada na época do Natal ou em qualquer outra ocasião comemorativa. Neste ano, o costume será mantido, pois Leontina argumenta que o preço é o motivo da falta de decoração. “Não vou decorar não, é muito caro, né?!”, ressalta.
Questionada se gostava da árvore, Leontina respondeu que sim e revelou que ela só tem um defeito. “Acho ele muito lindo, mas faz muita sujeira”, diz. Apesar do comentário, o jardim da senhora estava organizadinho e quase sem nenhuma folha de pinheiro no chão.
Depois de ouvir que o pinheiro da casa dela era o mais bonito da cidade, Leontina deu um sorrisinho e atribuiu à natureza o mérito da formosura. “Ele se fez assim sozinho”, garante. Por último, ela só fez uma brincadeira. “Vocês não vão tomar de mim, né?”, ri.
É claro que não, Dona Leontina. Vida longa ao seu pinheiro e às memórias do grande amor!
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.