Plantas foram aliadas na depressão e hoje Lyara ensina a cuidar delas
Durante a depressão, cultivo das plantas ajudou a mulher que virou 'amiga das plantinhas' e abriu uma loja
Lyara Moraes, de 38 anos, é a ‘amiga das plantinhas’ que viu a vida mudar após começar a mexer com flores e plantas de todas as espécies. O que começou como hobby durante um quadro depressivo virou trabalho para ela, que abriu uma floricultura e virou influencer no Instagram.
Tudo começou em meados de 2017 quando Lyara foi diagnosticada. Com o diagnóstico, ela conta que recebeu recomendação médica para fazer algo que gostasse. “Quando tive minha filha tive depressão pós-parto e as plantas foram indicação da psiquiatra como terapia. Comecei a cultivar e peguei gosto e carinho por elas. Mas, esse amor vem desde a infância porque na casa da minha mãe é e sempre foi cheio de plantas lindas”, diz.
Não foi na primeira tentativa que Lyara acertou no trato com as plantas. Aliás, como parte do processo de tratamento, também não foi logo de cara que a ‘amiga das plantinhas’ viu a rotina inteira mudar por conta da jardinagem. Levou um tempinho, mas ela conta que depois criou gosto pelo ato de cuidar das mudas.
Veja o vídeo:
“No começo eu deixava morrer todas, mas depois quando a gente vê elas crescendo, florescendo ou aquela que parecia que ia morrer sobreviver, aí começa o verdadeiro interesse nelas”, comenta.
Em 2017, a empresária iniciou o cultivo e dois anos depois criou as redes sociais sobre o assunto. Um dos motivos era para mostrar o quanto o hobby a fazia bem. “Criei o Instagram ‘Amiga das plantinhas’ pra postar elas, porque eram lindas e mereciam ser compartilhadas e pelo bem que elas me fazem também”, diz.
O que a influencer não esperava é que o conteúdo iria agradar outras pessoas. Morando em Três Lagoas, Lyara viu os vídeos chegarem a perfis de outras cidades do Estado. Tudo de forma orgânica, natural e porque quem a assistia admirava a forma como o conteúdo era passado.
“O começo foi tranquilo, não tinha pretensão de crescimento ou trabalhar com isso. Com o passar do tempo as pessoas foram gostando do meu jeito de falar, dançar, cuidar e principalmente o jeito que falo sobre elas e foi crescendo” fala.
A visibilidade no Instagram fez com que Lyara fosse convidada para eventos de grande porte no setor, para ministrar palestras, várias portas se abriram para ela no caminho. A empresária também procurou fazer cursos na área, sendo um deles com o Senar/ MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul).
Sobre a experiência com o curso oferecido pela instituição, ela explica que teve a oportunidade de aprender na prática. “No Senar eu aprendi o cultivo de orquídeas, rosas do deserto e cactos. Os cursos são ótimos e muito práticos. A gente aprende fazendo”, pontua.
Com 158 mil seguidores no Instagram, Lyara abriu em abril de 2023 a loja ‘Espaço Verde Amiga das Plantinhas’ em Três Lagoas. Uma das metas dela neste ano é aprender mais para administrar o negócio. Enquanto isso, a influenciadora abre espaço para o da empresária surgir cada vez mais.
De todas as plantas que conhece, Lyara é apaixonada pela família das jiboias por serem lindas, de fácil cultivo e deixarem qualquer ambiente melhor. Além disso, foram essas as primeiras plantas que ela conseguiu cuidar e manter vivas quando começou o cultivo em 2017.
No fim, ela expõe qual foi o maior aprendizado que tirou de tudo isso. “Aprendi que cada planta, assim como nós, tem o seu jeitinho. Umas fáceis e outras complicadas”, pontua.
O perfil no Instagram é @amigadasplantinhas
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.